Educação Jurídica, Sujeito do Direito e Trabalho do Docente: Abordagem analítica – Ancien Régime, Belle Époque e New Order.

Autores

  • Geraldo Carreiro de Barros Filho Anne Sullivan University
  • Iarê Lucas Andrade

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.477

Palavras-chave:

Sujeito do Direito, Educação Jurídica, Trabalho docente, Formação acadêmica

Resumo

Este artigo busca compartilhar entendimentos e peculiaridades histórico-evolutivas dos cursos de direito, desde sua alvorada com metodologia de ensino para o “ser” negligenciando o “dever ser”; uma peculiaridade sisuda engessada de princípios consuetudinários e leis determinantes, mas evolutiva ao pós-positivismo jurídico. Para tal exercício se aproxima dos entendimentos de juristas e pedagogos, preocupados que se deva ter ponto vista em saber crítico de epistemologia jurídica – ainda incipiente em nossas IESs de Cursos Jurídicos, ainda ativo nas disciplinas onde se exige que o acadêmico decore os artigos; contudo há vislumbre nas mudanças necessárias e para tal o exemplo da cátedra Direito e Literatura é válido. As contemporâneas IESs de Direito nacionais ainda sofrem influência das escolas europeias, que se observe os currículos dos doutrinadores, que tomam assento nas altas Cortes e estes honrados doutores saem em busca de perceber o ser no universo jurídico e ter noção de personalidade jurídica, é exercício dos mais filosóficos, que se ensina nas bancas o entendimento de que o nascituro não é pessoa, mas tem direitos. E neste cenário há falta de visão dos empregadores, que no investimento do corpo docente todos ganham, na transversalidade do ensino jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Carreiro de Barros Filho, Anne Sullivan University

Experiências Profissionais

Faculdade de Juazeiro do Norte: Professor visitante nos diversos módulos de Pós-Graduação

  • Módulo Tutoria - Juazeiro do Norte
  • Módulo Políticas Públicas na Educação – Assaré
  • Módulo Teorias Aprendizagem – Araripe
  • Módulo Legislação da Educação no Brasil – Assaré
  • Módulo Docência do Ensino Superior - Cedro/PE
  • Módulo Educação Inclusiva no Século atual – Barbalha

Instituto de Pesos e Medidas de Fortaleza / INMETRO

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Referências

BECCARIA, Cesare Bonesana, Marchesi de, 1738-1794. Dos delitos e das penas. Cesare Beccaria, tradução de Paulo M. Oliveira, prefácio de Evaristo de Moraes. São Paulo: EDIPRO, 1. Ed, 2013.

FGV/SP – Escola de Direito de São Paulo. Núcleo de Metodologia de Ensino – Relatório de Maio/2014. Observatório do Ensino de Direito, São Paulo, maio/2014

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987. 288p. Do original em francês: Surveiller et punir.

SASSAKI, Romeu Kasumi. Terminologia sobre Deficiência na Era da Inclusão. In: VIVARTA, Veet (coord.). Mídia e deficiência: Andi/Fundação Banco do Brasil, 2003, p.160-165.

WOLKMER, Antônio Carlos. Fundamentos de história de direito / Antonio Carlos Wolkmer, organizador. 3ª ed. 2.tir. rev. e ampl. -Belo Horizonte: Del Rey, 2006

Revista Veja – KLEIN, Rubem. Doutor em Matemática pelo MIT – Instituto de Tecnologia Massachusetts. São Paulo, 11 mar. 2015, Coluna Educação, p. 82 e 83

Revista Réfractions. Eugène Enriquez, artigo originalmente publicado sob o título “L’homme du XXI siècle: sujet autonome ou individu jetable”, na revista Réfractions, n. 12, abr.- maio2002, p.125 - 136. Publicado com autorização do autor e da revista Réfractions.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Edição

Seção

Comment