Educação Jurídica, Sujeito do Direito e Trabalho do Docente: Abordagem analítica – Ancien Régime, Belle Époque e New Order.
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.477Palavras-chave:
Sujeito do Direito, Educação Jurídica, Trabalho docente, Formação acadêmicaResumo
Este artigo busca compartilhar entendimentos e peculiaridades histórico-evolutivas dos cursos de direito, desde sua alvorada com metodologia de ensino para o “ser” negligenciando o “dever ser”; uma peculiaridade sisuda engessada de princípios consuetudinários e leis determinantes, mas evolutiva ao pós-positivismo jurídico. Para tal exercício se aproxima dos entendimentos de juristas e pedagogos, preocupados que se deva ter ponto vista em saber crítico de epistemologia jurídica – ainda incipiente em nossas IESs de Cursos Jurídicos, ainda ativo nas disciplinas onde se exige que o acadêmico decore os artigos; contudo há vislumbre nas mudanças necessárias e para tal o exemplo da cátedra Direito e Literatura é válido. As contemporâneas IESs de Direito nacionais ainda sofrem influência das escolas europeias, que se observe os currículos dos doutrinadores, que tomam assento nas altas Cortes e estes honrados doutores saem em busca de perceber o ser no universo jurídico e ter noção de personalidade jurídica, é exercício dos mais filosóficos, que se ensina nas bancas o entendimento de que o nascituro não é pessoa, mas tem direitos. E neste cenário há falta de visão dos empregadores, que no investimento do corpo docente todos ganham, na transversalidade do ensino jurídico.Downloads
Referências
BECCARIA, Cesare Bonesana, Marchesi de, 1738-1794. Dos delitos e das penas. Cesare Beccaria, tradução de Paulo M. Oliveira, prefácio de Evaristo de Moraes. São Paulo: EDIPRO, 1. Ed, 2013.
FGV/SP – Escola de Direito de São Paulo. Núcleo de Metodologia de Ensino – Relatório de Maio/2014. Observatório do Ensino de Direito, São Paulo, maio/2014
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987. 288p. Do original em francês: Surveiller et punir.
SASSAKI, Romeu Kasumi. Terminologia sobre Deficiência na Era da Inclusão. In: VIVARTA, Veet (coord.). Mídia e deficiência: Andi/Fundação Banco do Brasil, 2003, p.160-165.
WOLKMER, Antônio Carlos. Fundamentos de história de direito / Antonio Carlos Wolkmer, organizador. 3ª ed. 2.tir. rev. e ampl. -Belo Horizonte: Del Rey, 2006
Revista Veja – KLEIN, Rubem. Doutor em Matemática pelo MIT – Instituto de Tecnologia Massachusetts. São Paulo, 11 mar. 2015, Coluna Educação, p. 82 e 83
Revista Réfractions. Eugène Enriquez, artigo originalmente publicado sob o título “L’homme du XXI siècle: sujet autonome ou individu jetable”, na revista Réfractions, n. 12, abr.- maio2002, p.125 - 136. Publicado com autorização do autor e da revista Réfractions.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.