A importância do Programa Bolsa Família sobre a economia do município de Antônio Gonçalves – Bahia

Autores

  • Anderson Carvalho da Silva Milanez UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)
  • Cláudia Maria Lourenço da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.475

Palavras-chave:

Bolsa Família. Economia. Bolsa Impactos.

Resumo

 

O Programa Bolsa Família visa aumentar o poder de compra de seus beneficiários, e afeta positivamente o faturamento do comércio no município que, através do benefício, reduz a pobreza, proporcionando aos beneficiários maior poder de compra e como esses gastos são distribuídos no momento em que recebem o auxílio. O presente artigo se propõe a averiguar os efeitos do programa Bolsa Família sobre a economia do município de Antônio Gonçalves – Bahia, sua economia local, os impactos e a capacidade de amortização da desigualdade social e econômica no município, destacando os efeitos positivos e negativos que o programa oferece a economia local.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BICHIR, Renata Mirandola. O Bolsa Família na berlinda? Os desafios atuais dos programas de transferência de renda. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 87, p. 114- 129, 2010.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Programa Bolsa Família. Disponível em: http:// www.mds.gov.br/bolsafamilia.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010.

LINDERT, Kathy; LINDER, Anja; HOBBS, Jason; BRIÈRE, Bènèdicte De La. The nuts and bolts of Brazil’s Bolsa Família Program: implementing conditional cash transfers

Primeiros resultados da análise da linha de base da pesquisa de Avaliação de Impacto do Programa Bolsa Família, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR), UFMG, (2007).

SOARES, Fabio V., SOARES, Sergei, MEDEIROS, Marcelo e OSÓRIO, Rafael G. (2006). “Programas de Transferência de Renda no Brasil: Impactos sobre a Desigualdade”, Centro Internacional da Pobreza IPEA / PNUD e DISOC / IPEA.

VILLATORO, Pablo. Programas de transferências monetárias condicionadas: experiências na América Latina. Revista CEPAL – Número especial em português. Santiago do Chile: CEPAL, p. 127-141, 2010.

ZIMMERMANN, Clóvis Roberto. Política de renda mínima no Brasil: o Bolsa Família na ótica dos direitos humanos. In: 13º CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE MUNDIAL DE RENDA BÁSICA. Anais.São Paulo: Síntese Eventos, 2010.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Edição

Seção

Artigos