Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação

Autores

  • Joelma dos Santos Barbosa Linhares Garcia

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.465

Palavras-chave:

Letramentos sociais. Etnografia. Leitura e escrita.

Resumo

O presente trabalho é uma resenha  da obra de Street (2014) “Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação”, busca desenvolver abordagens alternativas que façam uma crítica às concepções de letramento como algo  universal. Representa uma tendência que vem considerando  o letramento e suas práticas associadas, numa perspectiva mais ampla, enfocando mais a natureza social da leitura e da escrita, bem como o seu caráter  transcultural.   

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

STREET, B.V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 240p.

Rogers, C. Um jeito de ser. São Paulo: E.P.U, 1983;

BARTON, D.; HAMILTON, M. Local literacies: reading and writing in one community. London: Routledge, 1998.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A.(Org.).Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-64.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.25, Abr, 2004

Downloads

Publicado

2016-07-15

Edição

Seção

Resenha