Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.465Palavras-chave:
Letramentos sociais. Etnografia. Leitura e escrita.Resumo
O presente trabalho é uma resenha da obra de Street (2014) “Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação”, busca desenvolver abordagens alternativas que façam uma crítica às concepções de letramento como algo universal. Representa uma tendência que vem considerando o letramento e suas práticas associadas, numa perspectiva mais ampla, enfocando mais a natureza social da leitura e da escrita, bem como o seu caráter transcultural.
Downloads
Referências
STREET, B.V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 240p.
Rogers, C. Um jeito de ser. São Paulo: E.P.U, 1983;
BARTON, D.; HAMILTON, M. Local literacies: reading and writing in one community. London: Routledge, 1998.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.
KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A.(Org.).Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-64.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.25, Abr, 2004
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.