A Literatura nos Documentos Oficiais

Autores

  • Ginete Cavalcante Nunes

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.464

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Letramento literário, Ensino Médio.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar algumas considerações a respeito de como têm sido efetivadas as aulas de literatura no Ensino Médio. Percebemos assim, a presença de uma crise no ensino da literatura no ensino médio, algo bastante visível no âmbito escolar e que pode ser interpretada de várias maneiras. Outro foco importante para esse trabalho foi levantar as representações da literatura como patrimônio cultural da humanidade. Por conseguinte alguns questionamentos são feitos: Como vem sendo ministrado o ensino da literatura no ensino médio? Qual visão sobre as funções da literatura norteiam o trabalho do professor no ensino médio? O que os denominados orientadores curriculares podem trazer de contribuição para o ensino da literatura no ensino médio? Por que o ensino de literatura vem sofrendo uma crise nos dias atuais? Para discorrer sobre o tema, utilizou-se como base teórica, os trabalhos de Cosson (2006 e 2014) e Paulino (2007), quanto ao tratamento do letramento literário; para as reflexões a respeito do ensino de literatura,optou-se por  Lajolo (1982 e 2000), Todorov (2009) e Zilberman (1988 e 2003), entre outros. Sendo assim, este estudo também busca refletir sobre a importância do ensino da literatura no Ensino Médio para despertar e instigar o aluno a ler com prazer os textos literários. Os resultados evidenciam a importância do trabalho do professor como um agente de promoção da leitura literária. Desta forma, este estudo também se justifica pela tentativa de contribuir com os debates a respeito do uso de textos literários e dos livros didáticos de Português no ensino de literatura, promovendo o letramento literário no Ensino Médio.      

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, V; BORDINI, G, M. Literatura: a formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto,1993.

BERNARDO, Gustavo. O conceito de literatura. In: JOBIM, José Luís. (org). Introdução aos termos literários. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (1ª à 4ª séries) – Volume 2 - Brasília: Ministério da Educação, 1997.

CEREJA, William Roberto. Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura .São Paulo: Atual,2005

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática – São Paulo: Contexto, 2006.

____________ .(2014).Círculos de leitura e letramento literário.São Paulo:Contexto,2014.

COUTINHO, Afrânio. Que é literatura e como ensiná-la. In: ________. Notas de teoria literária. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. p. 8-15.

Drummond de Andrade, Carlos - "Procura da Poesia" in Poesia Completa & Prosa, 4ª ed. Rio de Janeiro, Nova Aguillar, 1977

GERALDI,Wanderley João (org.).O texto nasala de aula .São Paulo:Ática,2004.

INFANTE, Ulisses, Curso de Literatura de língua portuguesa: volume único: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2001.

JORGE, José. Senado Federal, Educação, Ciência e Tecnologia. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília 2005.

LAJOLO, M. Usos e abusos da literatura na escola: Bilac e a literatura escolar na república velha. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 1982.

______________LAJOLO, Marisa. Do mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. São Paulo: Ática,1999.

MAIA, João Domingues. Português: volume único: série novo ensino médio. São Paulo: Ática, 2003.

ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2008.

Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco.Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. 2012.

PROENÇA FILHO, Domício. A Linguagem Literária. São Paulo: Ática, 2007

SILVA,Ezequiel T. da. Leitura na escola e na Biblioteca.São Paulo:Papirus,2003.

TODOROV, Tzvetan. A Literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009

WAITZ, Inês Regina. “O ensino da literatura e seu espaço de formação” In: Revista de Educação. N. 9, vol. IX, 143 (outubro 2006). Valinhos: AESA, 2006.

ZAPPONE, Mirian H. Y. Modelos de letramento literário e ensino da literatura: problemas e perspectivas. Revista Teoria e Prática da Educação.

v. 11, n. 1, p. 46-60, jan.∕abr. 2008.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Ed. Contexto,1988.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Edição

Seção

Comment