Glosas de Materiais Especiais de um Hospital Privado em Recife - PE

Autores

  • Marta Gerusa Silva de Souza
  • Carla Giselly de Souza
  • Grace Mary Gomes Cintra

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.461

Palavras-chave:

Auditoria, Glosa, Ortese, Prótese e materiais especiais.

Resumo

A palavra Auditoria vem do latim Auditore, que significa aquele que ouve. É o perito encarregado de examinar contas. O processo de auditoria consiste em analisar documentos, registros ou outras informações e depois comparar com uma norma ou requisito pré-estabelecido. A glosa é o cancelamento parcial ou total destes orçamentos, por serem considerados ilegais ou indevidos, ou seja não cabível ao pagamento. Quando as instituições de saúde têm suas contas glosadas, elas podem utilizar os recursos de glosas para recuperar suas perdas econômicas. Cada vez mais, as Órteses, Próteses e Materiais Especiais - OPME's - assumem importância econômica nas contas hospitalares. As compras desestruturadas e sem a homologação adequada de especialistas para os procedimentos prescritos geram um aumento de custo em sinistros sem o alcance da qualidade necessária para o melhor tratamento do paciente. O percentual de glosas em pacote é de 100%, isto é devido a falta de contrato entre a operadora do plano de saúde e o hospital, que desde 2006 não negocia novo contrato. O índice de glosa em OPME em geral, ainda é considerado alto, pois o aceitável é até 10%. Do numero total de cirurgias realizadas pelo plano de saúde durante o período de estudo o uso de OPME’s perfizeram um total de 52,21% nas contas analisadas. Para evitar a ocorrência de glosas em OPME’s é primordial que se tenha a solicitação médica, esta deve ser clara e objetiva e deve conter laudo, método escolhido e material a ser utilizado, anexado ao exames. A confecção de uma tabela de OPME’s com os materiais e rendimentos (preços), seria importante para evitar a glosa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FRANCISCO, M.T.R. Auditoria em enfermagem: padrões, critérios de avaliação e instrumentos. 3a ed. São Paulo: Cedas; 1993.

MAIA, J.R. e PAES, P.P.L. Manual de Auditoria de contas Médicas. Hospital Geral de Juiz de Fora. 2005. Ministério da Defesa, Exército Brasileiro 4ª Região Militar /4ª Divisão de Exército. Juiz de Fora, MG.

MAXIMO e BASSI. Seminário: Órteses Próteses e Materiais Especiais: Desafios para Operadoras de Saúde. Consultoria e auditoria. 2009.

RIBEIRO, M.E.S. OPME, o vilão de altos custos em saúde. Newsletter trimestral. 05 fev 2009, ano 01- nº01. http://www.Ibcmail.com.br /newsletter/saude/news_saude_artigo.html em 8/4/2011

RESOLUÇÃO CFM N° 1.956/2010. Publicada no D.O.U., de 25 de outubro de 2010, Seção I, p. 126.http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM /2010/ 1956_2010.htm

Secretaria Municipal de Saúde do Estado Rio de Janeiro. S/STE-CIG - 2000. NORMAS PARA UTILIZAÇÃO DE ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS.

TORRES, L. Auditoria em enfermagem. [Tese de doutorado]. São Paulo: USP; 1977.

Downloads

Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Comment