O Desenvolvimento de Competências e o Serviço Público: Um Estudo de Caso sobre Motivação com Funcionários da Prefeitura Municipal de Afrânio - PE

Autores

  • Daniele de Sousa Macedo
  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.455

Palavras-chave:

Motivação, Servidor Público, Desenvolvimento de competências

Resumo

Este artigo apresenta uma analise dos fatores que influenciam a motivação no trabalho dos servidores públicos ativos na prefeitura municipal de Afrânio-PE, buscando-se apreender de que forma um modelo de gestão voltado para o desenvolvimento de competências poderá contribuir para a satisfação no ambiente de trabalho, nesse sentido, o objetivo do artigo é apresentar o quanto a aplicação do modelo de gestão por competências pode auxiliar na motivação dos servidores públicos. O desenvolvimento do presente trabalho foi realizado através de estudo de campo, sendo aplicado um questionário com os funcionários das secretarias de educação, saúde, agricultura, assistência social e  funcionários ligados diretamente a prefeitura.O artigo apresenta um diagnóstico sobre como o modelo por gestão de competências pode ser adaptado ao setor público, ao mesmo tempo em que aponta as dificuldades associadas à aplicação desses conceitos na gestão de organizações públicas. Os resultados sugerem que os principais fatores desmotivadores apontados na pesquisa estão em consonância com o que discutem Klein e Mascarenhas (2014), assim, parece ser incontestável a importância da implantação do modelo de competências nas organizações públicas como ferramenta que auxilie a motivar os funcionários como também o estudo sobre esta área da administração, dada a ausência de pesquisas conforme apontado por Takahashi et al (2015).

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Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Estudo de Caso