Dança de Zumba como Instrumento em prol da Saúde e do Bem estar para Comunidades Periféricas do Município

Autores

  • Jailson do Nascimento Alves UNIVASF
  • Deise Cristiane do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.449

Palavras-chave:

Bem Estar, Dança, Saúde, Zumba.

Resumo

O objetivo do trabalho é compreender os fatores motivacionais das aulas de Zumba em prol da saúde e do bem estar nas comunidades periféricas do município de Petrolina/PE, os quais são praticantes nas chamadas “Academia da cidade”. A amostra é composta por pessoas adultas do gênero feminino e a pesquisa caracterizou-se como descritiva, pois foi aplicado um questionário com questões fechadas sobre os objetivos traçados e as respostas foram tabeladas no programa Microsoft Office Word 2007. Os resultados obtidos demonstram o quanto os alunos melhoraram em seu condicionamento físico ocasionando um melhor bem estar entre os praticantes da dança em locais abertos e gratuitos para quaisquer idades. Os resultados demonstram ainda que para a população os motivos de adesão mais citados foram por ser uma aula relacionada à dança e sensação de bem estar pós aula, o que obriga a Gestão Pública a ocupar mais espaço com a prática da dança como exercício físico, provocando menos gasto no setor da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailson do Nascimento Alves, UNIVASF

Discente do Curso de Especialização em Gestão Púbica Municipal - UNIVASF

Referências

ARSEGO, N. R. Motivação a pratica regular de atividades físicas na academia de ginástica: uma revisão de literatura, monografia apresentada na escola de Educação Física da Universidade federal do Rio Grande do Sul. 2012.

BARBANTI, V. J. Dicionário de educação física e do esporte. São Paulo: Manole, 1994.

FERREIRA, A. B. H. Minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 16 1993.

FORGIARINI, L. Adesão de clientes na academia após aplicação de estratégia de marketing: Um estudo de caso. 2012. 52 f. TCC (Curso de Educação Física) – Universidade do Estremo Sul Catarinense, Criciúma, 2012.

GONÇALVES, A.; VILARTA, R. Qualidade de vida e Atividade física. Explorando teoria e pratica. Barueri, SP: Manole, 2004.

HASS, A. N.; GARCIA, Â. Ritmo e dança. Canoas. Ed. ULBRA, 2006.

MENDES, M. V. A dança. São Paulo: E. Claro, 1988.

OLIVEIRA, J. J. Motivos de adesão aos programas de exercícios físicos: um estudo exploratório com praticantes de academias de musculação e ginástica na cidade de Criciúma - SC. 2011. 52 f. TCC (Curso de Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2011.

PEDRO, D. L. Motivos de adesão e aderência ao treinamento funcional orientado no município de criciúma – SC. 2013, 32f. TCC (Curso de Educação Física) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2013.

ROJAS, C. N. P. Aderência aos programas de exercícios físicos em academias de programas de ginástica na cidade de Curitiba – PR. 2003, 127f. Dissertação (Mestre em Educação Física). Área de Concentração: Atividade Física Relacionada à Saúde. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

SABA, F. Aderência: à prática do exercício físico em academias. São Paulo: Manole, 2001.

SZUSTER. Estudo qualitativo sobre a dança como atividade física em mulheres acima 50 anos. 69f. (Monografia de Bacharel em Educação Física) Porto Alegre – RS: 2011.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Edição

Seção

Artigos