Motivação no Setor Público: um estudo com servidores do município de Ponto Novo-BA

Autores

  • Antenor Pedro Domingos Junior
  • Milka Alves Correia Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.446

Palavras-chave:

Serviço Público, Motivação, Satisfação.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o nível de motivação dos servidores públicos municipais da cidade de Ponto Novo-Ba, à luz da teoria dos dois fatores de Herzberg. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, cuja coleta de dados ocorreu por meio de questionários. No que se refere aos fatores que causam a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho, com a análise das respostas, constatou que, os fatores motivacionais tais como reconhecimento, realização, progresso profissional, responsabilidade e trabalho em si, estão de acordo com as expectativas dos servidores, sendo os que mais contribuem para satisfação e motivação no trabalho. A análise dos dados permitiu concluir que os principais fatores (motivacionais e higiênicos) que estimulam a motivação precisam ser vistos com olhares diferentes, ficando incumbida a administração de implantar, complementar e desenvolver programas e políticas de valorização destes servidores.

 

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Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos