Gramática no Ensino Fundamental: Por uma Pedagogia da reflexão

Autores

  • Ginete Cavalcante Nunes
  • Maria Aparecida Carvalho Alencar Luz

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.445

Palavras-chave:

Ensino de Gramática, texto, reflexão

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar algumas considerações a respeito do trabalho com a gramática no Ensino Fundamental, acerca da importância do ensino da gramática reflexiva, bem como a significância da sistematização desse ensino no Ensino Fundamental. Objetivamos ainda apresentar algumas considerações sobre o trabalho com gramática no Ensino Fundamental. Para discorrer sobre o tema, utilizou-se como base teórica, os trabalhos de Geraldi (1991), Possenti (1996), Travaglia (2008), entre outros. Sendo assim, este estudo também busca refletir sobre a importância do ensino sistematizado e diferenciado de gramática no Ensino fundamental à partir de gêneros textuais, para a promoção de um processo bem elaborado de ensino e aprendizagem.

 

Ensino de Gramática; texto; reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CÂMARA JR., J. M. Estrutura da língua portuguesa. 16. ed. R. de Janeiro: Vozes,1986.

GERALDI,J. W.Portos de passagem.São Paulo-SP:Martins Fontes,1991.

GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: ______. O texto na sala de aula: leitura e produção. 2. ed. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 41-48.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado deLetras/ALB, 1996.

TRAVAGLIA. Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2016-07-03

Edição

Seção

Comment