Investigação Participativa como Processo de Melhoria da Práxis Docente
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.444Palavras-chave:
Investigação participativa. Estratégias metodológicas. Saberes científicosResumo
A investigação participativa parte do pressuposto de que o professor é competente e capacitado para formular questões relevantes no âmbito da sua prática ,para identificar objetivos a prosseguir, para escolher as estratégias e metodologias apropriados para atuar em conformidade, para monitorar tanto os processos como os resultados. No que se refere à educação, a investigação participativa permite a articulação entre os saberes científicos e os saberes práticos, fazendo emergir novos conhecimentos sobre a realidade educativa. Um dos pressupostos fundamentais de qualquer forma de investigação participativa é a convicção de que essa investigação é a ação podem e devem caminhar juntos.
Downloads
Referências
TRIVINOS ,Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação, 1º edição ,São Paulo,atlas .2011
DEMO, Pedro ; metodologia cientifica em ciências sociais; 3º edição , São Paulo ,atlas 2009.
FRANCO , Maria Amélia Santoro ( 2003 a ) . Pedagogia como ciência da educação . Campinas , Papirus .
GAMBOA ,Silvio Sánchez ,pesquisa em educação: métodos e epistemologias,2º edição chapecó: Argos ,2012.
VERHAEGHE,Jean Cloude ;WOLFS,José Luiz ;SIMON,Xavier ;COMPERE ,Dominique . praticar a epistemologia –manual de iniciação para professores e formadores,1º edição ,edições loyola,São Paulo,2010.
POPPER ,Karl. Lógica das ciências sociais .in :em busca de um mundo melhor .Lisboa: fragmentos,1992 .P71-85.
DUARTE, J. B. Investigação participativa, um gênero menor? In: http://www.entrelugares.ufc.br/numero1/artigospdf/jose.pdf. Acesso em 14 de dezembro de 2015.
FREIRE ,Paulo pedagogia da Autonomia :saberes necessários à prática Educativa Paulo Freire –São Paulo: Paz e Terra ,1996 (Coleção Leitura ).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.