Investigação Participativa como Processo de Melhoria da Práxis Docente

Autores

  • Ginete Cavalcante Nunes
  • Maria Aparecida Carvalho Alencar Luz

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.444

Palavras-chave:

Investigação participativa. Estratégias metodológicas. Saberes científicos

Resumo

A investigação participativa parte do pressuposto de que o professor é competente e capacitado para formular questões  relevantes no âmbito da sua  prática ,para identificar objetivos a prosseguir, para escolher as estratégias e metodologias apropriados  para atuar em conformidade, para monitorar tanto os processos como os resultados. No que se refere à educação, a investigação participativa permite a articulação entre os saberes científicos e os saberes práticos, fazendo emergir novos conhecimentos sobre a realidade educativa. Um  dos pressupostos fundamentais de qualquer forma de investigação  participativa  é a convicção de que essa investigação é a ação podem e devem caminhar juntos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

TRIVINOS ,Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação, 1º edição ,São Paulo,atlas .2011

DEMO, Pedro ; metodologia cientifica em ciências sociais; 3º edição , São Paulo ,atlas 2009.

FRANCO , Maria Amélia Santoro ( 2003 a ) . Pedagogia como ciência da educação . Campinas , Papirus .

GAMBOA ,Silvio Sánchez ,pesquisa em educação: métodos e epistemologias,2º edição chapecó: Argos ,2012.

VERHAEGHE,Jean Cloude ;WOLFS,José Luiz ;SIMON,Xavier ;COMPERE ,Dominique . praticar a epistemologia –manual de iniciação para professores e formadores,1º edição ,edições loyola,São Paulo,2010.

POPPER ,Karl. Lógica das ciências sociais .in :em busca de um mundo melhor .Lisboa: fragmentos,1992 .P71-85.

DUARTE, J. B. Investigação participativa, um gênero menor? In: http://www.entrelugares.ufc.br/numero1/artigospdf/jose.pdf. Acesso em 14 de dezembro de 2015.

FREIRE ,Paulo pedagogia da Autonomia :saberes necessários à prática Educativa Paulo Freire –São Paulo: Paz e Terra ,1996 (Coleção Leitura ).

Downloads

Publicado

2016-07-03

Edição

Seção

Comment