Um Estudo Psicanalítico sobre a Formação de Grupo

Débora dos Santos Silva, Márcio Moreira Silva, Cícera Maria dos Santos, Maria Ayrlles Macêdo, Jailma dos Santos Barbosa

Resumo


O artigo pretendeu estudar as atitudes e comportamentos expressos nas formações grupais de modo a lançar luz sobre o enigma da influência quase irresistível que o grupo exerce sobre os indivíduos. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, com ênfase na abordagem psicanalítica dos fenômenos e considerando o texto freudiano Psicologia de grupo e análise do ego como base para nossas indagações, reflexões e conclusões. Neste escrito Freud faz menção aos estudiosos do comportamento social, tais como: Gustave LeBon, McDougall e Trotter, que consideravam os movimentos dos grupos numa perspectiva um tanto negativa, para em seguida demonstrar a influência do líder no comportamento grupal. Portanto, considerando a importância dada pela psicanálise no que tange ao poder do líder enquanto formador e fomentador das massas a ele confiadas, buscou-se trazer à baila as características observadas para que um sujeito se configure enquanto líder conseguindo, assim, suprimir os desejos individuais (libidinais/agressivos) no intuito de favorecer a coesão grupal a ponto de seus membros parecerem hipnotizados. Estas construções teóricas são aplicadas na análise e interpretação de certos comportamentos de chefes religiosos e de estado de nosso tempo, a exemplo de Osama Bin Laden e George W. Bush.

 


Palavras-chave


Grupo, líder, hipnose, Osama Bin Laden, George W. Bush.

Texto completo:

PDF

Referências


FREUD, Sigmund. Psicologia de grupo e a análise do ego (1921). In. Além do princípio de prazer, psicologia de grupo e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Vol. XVlIl, Obras completas (1920-1922).

¬______. O interesse sociológico da psicanálise (1913). In. Totem e tabu e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Vol. Xlll, Obras completas (1913-1914).

______. Totem e tabu (1913 [1912-1913]). In. Totem e tabu e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Vol. Xlll, Obras completas (1913-1914).

FAHRENHEIT 9/11. Direção: Michael Moore. EUA, 2004. Documentário. Distribuidora: Europa. Duração: 110 min.

RODRIGUES, Aroldo; ASSMAR, Eveline Maria Leal; JABLONSKI, Bernardo. Psicologia social. Petrópolis: Editora vozes, 24ª edição, 1999.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.442

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: