Motivação no Serviço Público Resulta em Eficiência
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.441Palavras-chave:
1. Administração Pública. 2. Motivação. 3. Eficiência.Resumo
A motivação dos funcionários é imprescindível para o bom desempenho dos profissionais e o alcance dos objetivos organizacionais. Então, busca-se conhecer os fatores determinantes para motivá-los. Para isso, as teorias motivacionais elencam as necessidades dos indivíduos, bem como as suas peculiaridades que direcionam os seus comportamentos. Assim, o objetivo deste estudo é entender os fatores que motivam os servidores e sua relevância para a eficiência da Administração Pública. Este estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica e apresentou, também, como finalidade propiciar a abertura para novas pesquisas sobre fatores motivacionais no serviço público em busca da eficiência, além disso, por meio da aplicação das teorias motivacionais adequadas à realidade organizacional possibilitará uma implementação de melhorias.
1. Administração Pública. 2. Motivação. 3. Eficiência.
Downloads
Referências
BERGUE, S. T. Cultura e mudança organizacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2010.
BERGUE, S. T. Comportamento Organizacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2012.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.
CHIAVENATO, I. Administração geral e pública. – 3. ed. –Barueri, SP: Manole, 2012.
DINIZ et al. Estabilidade no Emprego e o Comportamento do Servidor Público de Municipal. In: IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT, Resende – RJ, Brasil, 24 – 26 out. 2012. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/
pdf >. Acesso em: 08 abr. 2016.
DI PIETRO, M. S. Z. Direito administrativo. - 27. ed. - São Paulo: Atlas, 2014.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HACK, E. Noções preliminares de direito administrativo e direito tributário - 3 ed. rev., atual.e ampl. - Curitiba: Ibpex, 2010.
KNAPIK, J. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba: InterSaberes, 2012.
MATIAS-PEREIRA, J. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2010.
MATIAS-PEREIRA, J. Curso de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2004.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. – Ed. Compacta. 1. ed. – 4. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2009.
MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos da Administração: introdução à teoria geral e aos processos da administração. – 3.ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2015.
PÉREZ-RAMOS, J. Motivação no trabalho: abordagens teóricas. Psicologia-USP, São Paulo, 1(2): 127 – 140, 1990.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. – 11. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
TORRES, M. T. Estabilidade no serviço público: um fator de interferência na qualidade do serviço prestado ao cidadão. produção acadêmica - Universidade Estácio de Sá - UNESA – Campus Macaé, RJ. 2011. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/ producao-academica/estabilidade-no-servico-publico-um-fator-de-interferencia-na-qualidade-do-servico-prestado-ao-cidadao/4026/>. Acesso em: 10 maio 2016.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. – 9. ed. – São Paulo: Atlas, 2007.
VIEIRA et al. Revista ADMpg Gestão Estratégica. Minas Gerais, v. 4, n. 1, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.