Gestão de Reclamações: Um Estudo de Caso no Instituto Nacional de Seguro Social

Mary Roseane Bezerra Siqueira, Joelma Martins dos Santos, Arcanjo Ferreira de Souza Neto

Resumo


O objetivo deste artigo é verificar como o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS gerencia as informações da Gestão de reclamações, no município de Petrolina-PE.Foram feitas buscas com o objetivo de investigar se o órgão (nesse caso o INSS) possui técnicas específicas na sua gestão de reclamações, pois quando se trata de um ente púbico, em especial INSS, esse processo é reconhecido pela necessidade de uma relação coerente e eficiente com a sociedade, com a finalidade de proporcionar o compromisso do serviço prestado ao usuário. Para esse fim foi realizada a pesquisa bibliográfica juntamente com a pesquisa de campo, utilizando a ferramenta “entrevista”, com os gestores do INSS. E o resultado comprovado foi de que não havia uma habilitada gestão de reclamações inerente ao estudo do caso.

 

Gestão de Reclamações, clientes administração pública.


Palavras-chave


Gestão de Reclamações, clientes administração pública

Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDO, Ana Catarina Cachado. (2010). Factores explicativos da reclamação em serviços -O papel do controle de informação e do grau de relacionamento. Disponível em: Acesso em 03 março 2016.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Disponível em: . Acesso em: 02 de abril de 2016.

CARRIJO, Carmen Vânia; et al. (2011). Qualidade do atendimento prestado ao cliente-cidadão da secretaria municipal de regulação urbana de Aparecida de Goiânia - um estudo exploratório e propositivo. Disponível em: < http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_3104.pdf> Acesso em: 03 de março de 2016.

CLÁUDIO, Ana Rafaela de Sousa; PEDRON, Cristiane Drebes; GONÇALVES, Paulo Almeida. O Novo Desafio da Gestão de Reclamações: As Redes Sociais. Disponível em: . Acesso em 01 de abril de 2016.

GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

GOMES, E. G. M. Gestão por Resultados e eficiência na Administração Pública: uma análise à luz da experiência de Minas Gerais. São Paulo, 2009.

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL. Disponível em Acesso em: 15 de abril de 2016.

JOHNSTON, R. e MEHRA, S. Best-practice complaint management. Academy of Management Executive, 2002.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª ed, São Paulo: Prentice Hall, 2000.

Regras do INSS e da Previdência Social e o que fazer para a aposentadoria. Disponível em: . Acesso em 20 de abril de 2016.

SARAIVA, E.; ALVES. P. V. Avaliação de desempenho da gestão pública municipal. Junho, 2008.

TAX, S.S. e BROWN, S.W. (1998). Recovering and Learning from Service Failure. Sloan Management Review.

TORRES, Fabio Camacho Dell'Amore. Os segurados da Previdência Social. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11213




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.437

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: