Educação Permanente: Estratégia Resolutiva na Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.435Palavras-chave:
Educação Permanente. Enfermagem. Estratégia resolutivaResumo
O Objetivo do presente estudo é descrever em forma de relato de experiência, um projeto de intervenção educação permanente em saúde, implementado em uma Policlínica. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, do tipo relato de experiência realizada na policlínica Barbara Pereira de Alencar. De Fevereiro a outubro de 2015. Publico alvo funcionários do estabelecimento. Resultados: realização das atividades de 23/03/15 à 17/08/2015 temas acolhimento, aula expositiva/oficina. Ética no serviço profissional, roda de conversa. Técnicas de curativo e tipos de cobertura, aula expositiva. Biossegurança, aula expositiva e prática. Centro cirúrgico, aula expositiva e prática. Esterilização, oficina e prática no setor. Discussão: Os modelos assistenciais pautados pela integralidade devem adotar formas ampliadas de captação das necessidades de saúde, criando possibilidades para atender não somente aquilo que está programado, ou que é identificado como relevante pelos saberes tradicional. Conclusão: A Educação Permanente essencial, partindo do ponto que a mesma deve ser realizada de forma dinâmica, envolvente, técnica com envolvimento de grupos buscando melhorias no serviço e trabalhando a necessidade de cada um, ou seja focado na coletividade.
Downloads
Referências
SANTOS,Cláudia Menezes; TENÓRIO ,Flavia Priscila Souza; KICH, Francis Deon . Educação Permanente em Saúde no Estado de Sergipe Saberes e tecnologias para implantação de uma política. Livro do Aprendiz. 1ª Ed. Aracaju-SE 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Brasília, 2015. Site http://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8080.htm Acesso em 02 de outubro de 2015.
FLORES, Lisiane Melo Muniz ; ILHA, Neida Luiza Pelenz. Educação Continuada em Enfermagem. Disciplinarum Scientia. Série: Ciên. Biol. e da Saúde, Santa Maria, v.2, n.1, p.79-86, 2001.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação em Saúde Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Série B. Textos Básicos de Saúde. Série Pactos pela Saúde 2006, v. 9 Brasília – DF 2009.
GIL,Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesqauisa.Atlas, São Paulo, 2010.
MATTOS, Ruben Araújo. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. Disponível em: < http://www.uefs.br/pepscentroleste/arquivos/artigos/os_sentidos_integralidade.pdf.> Acesso em: 25 jul. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.