Auditoria em contas médicas no Hospital da Polícia Militar de Pernambuco

Autores

  • Grace Mary Gomes Cintra
  • Carla Giselly de Souza
  • Marta Geruza Silva de Souza

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.431

Palavras-chave:

Atendimento, Glosas, Conveniados, Policia Militar

Resumo

A auditoria em Serviços de Saúde é um tema dos mais relevantes às Instituições de Saúde, porquanto essencial à manutenção da própria “saúde financeira” de tais organizações. Deste modo, para manterem-se no mercado competitivo, as instituições de saúde têm que aprender a associar baixos custos com excelência de qualidade para os seus pacientes. A auditoria de enfermagem representa a função de controle do processo administrativo, verificando se os resultados da assistência estão de acordo com os objetivos. Deste modo esta pesquisa objetivou avaliar o valor total de contas mensal, das principais clinicas credenciadas ao HPMPE e os principais atendimentos realizados com: atendimento ambulatorial, internamentos e exames. A pesquisa foi realizada no setor de Contas médicas, onde se avaliou as contas recebidas para auditoria no referido hospital no mês de agosto de 2010 nas unidades da capital e do interior. O critério de pesquisa pautou-se pela instituição credenciada, valor cobrado, valor glosado, valor pago, motivo da glosa e o número total de contas auditadas. Durante este período quantificou-se um total geral de contas pagas de R$ 1.483.474,02 na capital e interior do estado de Pernambuco, deste foi gerada uma glosa de R$ 63.826,87. Para que possamos diminuir o percentual total de perdas hospitalares precisamos que enfermeiros e instituições avaliem como estão sendo realizados os registros de enfermagem, tendo uma visão crítica e propositora de sua atuação, pois devemos desempenhar as atividades focando sempre na qualidade da assistência prestada aos pacientes e ao correto preenchimento da guia e prontuário que são a principal demonstração disso. Visto a quantidade de instituições conveniadas e o grande montante de contas reunidas para serem auditadas, é de extrema importância que estas contas estejam com todos os dados e contendo todas as informações pertinentes aos tratamentos realizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BICHANGA, C.A.; BUD, M.H. Gerenciamento de custos através de avaliações de cobranças e sua efetividade. In: 7º ENFTEC; 2000; São Paulo. Anais eletrônicos. São Paulo; 2000.

CAMELO, T.V.; SILVA JUNIOR, O.C. Auditoria de prontuários: um novo campo de atuação para enfermeiros. 13° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem; 2005; São Luis (MA), Brasil.

Conselho Federal de Medicina. Código de ética dos profissionais de medicina [online]. Resolução 1331/89. Disponível em: www.portalmedico.org.br 2007.

D`INNOCENZO M.; FELDMAN, L.B.; FAZENDA, N.R.R.; HELITO, R.AB.; RUTHES, R.M. Indicadores, Auditorias, Certificações: Ferramentas de Qualidade para Gestão em Saúde. São Paulo (SP): Martinar, 2010.

FARACO, M.M.; ALBUQUERQUE, G.L. Auditoria do método de assistência de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2004; 57(4): 421-4.

FERREIRA, T.S.; SOUZA-BRAGA, A.L.; CAVALCANTI-VALENTE, G.S..; SOUZA, D.F.; Carvalho-Alves, E.M. Auditoria De Enfermagem: O Impacto Das Anotações De Enfermagem No Contexto Das Glosas Hospitalares. Ano 9, v.9, n.1 Colômbia, 2009, 38-49, ISSN 1657-5997.

GOTO, D.Y.N. Instrumento de auditoria técnica de conta hospitalar mensurando perdas e avaliando a qualidade da assistência [monografia]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2001.

LOPES, C.M. Auditoria e distorções: ênfase nas atividades de anotações de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 1998; 51(1): 105-22.

MAIA, J.R.; PAES, P.P.L. Manual de Auditoria de contas Médicas. Hospital Geral de Juiz de Fora. 2005. Ministério da Defesa, Exército Brasileiro 4ª Região Militar /4ª Divisão de Exército. Juiz de Fora, MG.

SCARPARO, A.F.; FERRAZ, C.A.; CHAVES, L.D.P.; ROTTA, C.S.G. Abordagem conceitual de métodos e finalidade da auditoria de enfermagem. Rev. Rene, Fortaleza, 2009. v. 10, n. 1, p. 1-165, jan./mar.

SILVA, S.H.; ORTIZ, D.C.F.; SHIMIZU, H.E.; TOTH, M. Auditoria em enfermagem: implantação e desenvolvimento no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Rev. Esc. Enferm. USP 1990; 24(2): 1999-2009.

Downloads

Publicado

2016-07-03

Edição

Seção

Artigos