O Ensinar Brincando na Educação Infantil: Um Estímulo ao Desenvolvimento Social e Cognitivo da Criança
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4280Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação Infantil, LudicidadeResumo
O presente estudo objetivou discorrer sobre a importância da prática de ensino lúdica, na Educação Infantil, enquanto método de ensino que contribuem positivamente para o estímulo e desenvolvimento social e cognitivo da criança, destacando nesse contexto como as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento integral das crianças. Diante disso, o estudo fundamentou-se em teorias de autores conceituados, como, como Piaget, Vygotsky e Montessori, como ainda nos importantes documentos que normatizam a educação, como a BNCC, a LDB e o ECA, os quais instituem as práticas lúdicas como fundamentais e indispensáveis ao ensino na educação infantil. Para a realização da pesquisa, empregou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, por meio da revisão de artigos científicos e documentos oficiais que discorrem sobre o brincar enquanto estratégia de ensino. Os resultados obtidos mostraram que as brincadeiras, jogos e atividades lúdicas proporcionam não somente a socialização, como ainda são impulsionadoras das habilidades cognitivas, motoras, afetivas e de atenção, sendo, portanto, de suma importância para a construção de conhecimentos significativos e para a autonomia da criança. Assim, pode se concluir que ludicidade deve ser compreendida como ferramenta pedagógica indispensável na Educação Infantil, garantindo ambiente de aprendizagem prazeroso e estimulante e que respeita as especificidades da infância e assegure o desenvolvimento integral do sujeito.
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