O Ensinar Brincando na Educação Infantil: Um Estímulo ao Desenvolvimento Social e Cognitivo da Criança

Autores

  • Larissa Maria da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Juliana Iraci Gomes Rocha Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC) https://orcid.org/0000-0002-2457-707X

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4280

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação Infantil, Ludicidade

Resumo

O presente estudo objetivou discorrer sobre a importância da prática de ensino lúdica, na Educação Infantil, enquanto método de ensino que contribuem positivamente para o estímulo e desenvolvimento social e cognitivo da criança, destacando nesse contexto como as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento integral das crianças. Diante disso, o estudo fundamentou-se em teorias de autores conceituados, como, como Piaget, Vygotsky e Montessori, como ainda nos importantes documentos que normatizam a educação, como a BNCC, a LDB e o ECA, os quais instituem as práticas lúdicas como fundamentais e indispensáveis ao ensino na educação infantil.  Para a realização da pesquisa, empregou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, por meio da revisão de artigos científicos e documentos oficiais que discorrem sobre o brincar enquanto estratégia de ensino. Os resultados obtidos mostraram que as brincadeiras, jogos e atividades lúdicas proporcionam não somente a socialização, como ainda são impulsionadoras das habilidades cognitivas, motoras, afetivas e de atenção, sendo, portanto, de suma importância para a construção de conhecimentos significativos e para a autonomia da criança. Assim, pode se concluir que ludicidade deve ser compreendida como ferramenta pedagógica indispensável na Educação Infantil, garantindo ambiente de aprendizagem prazeroso e estimulante e que respeita as especificidades da infância e assegure o desenvolvimento integral do sujeito.

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Biografia do Autor

Larissa Maria da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). 

Juliana Iraci Gomes Rocha Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Mestranda em Educação pela Fundação Universitária Iberoamericana - Florianópolis, FUNIBER.  Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará – INESP.  Professora de História e Geografia do Ensino do Centro Educacional Raquel de Queir´oz , Brasil. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Silva, L. M. da, & Santos, J. I. G. R. (2025). O Ensinar Brincando na Educação Infantil: Um Estímulo ao Desenvolvimento Social e Cognitivo da Criança. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(78), 56–75. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4280

Edição

Seção

Artigo de Revisão