Satisfação no Trabalho: Um estudo na Agência da Caixa Econômica Federal de Cícero Dantas - BA

Autores

  • Anderson Ribeiro Paixão
  • Milka Alves Correia Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.428

Palavras-chave:

Satisfação no trabalho, Gestão de Pessoas, Trabalho bancário

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o nível de satisfação no trabalho dos empregados de uma agência da Caixa Econômica Federal no Estado da Bahia. O referencial teórico que deu suporte ao estudo discute os conceitos e teorias relacionados à satisfação no trabalho. Trata-se de um estudo de caso com análise qualitativa e quantitativa de dados. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário da Escala de satisfação no trabalho (EST) em sua versão completa de 25 itens e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam que os trabalhadores da agência pesquisada estão satisfeitos quanto a satisfação geral no trabalho. A entrevista revela que os participantes sentem elevada satisfação com os colegas de trabalho, por outro lado, os participantes revelaram críticas quanto às condições de trabalho e quantidade de funcionários insuficiente. Corroborando os resultados da entrevista, os dados apresentados pelo questionário EST revelaram que a dimensão que obteve o maior índice de satisfação foi a dimensão “satisfação com os colegas” e a dimensão que obteve o menor índice foi a dimensão “satisfação com a natureza do trabalho”. 

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Biografia do Autor

Anderson Ribeiro Paixão

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2016-07-03

Edição

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Artigos