O Papel do Psicólogo no trabalho de Reintegração de Jovens Infratores em Centros Socioeducativos de Privação Total de Liberdade
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v19i77.4207Palavras-chave:
psicologia, justiça juvenil, reintegração social, medidas socioeducativas, políticas públicas, intervenção psicológicaResumo
Os centros socioeducativos para privação total de liberdade servem como instalações destinadas à reintegração de jovens que cometeram infrações em que houve grave ameaça ou violência. Conforme o artigo 121 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a privação de liberdade deve respeitar os princípios de brevidade, excepcionalidade e de respeito à condição de peculiaridade de desenvolvimento do socioeducando. Os psicólogos desempenham um papel crucial nos centros socioeducacionais para indivíduos sob total privação de liberdade, com foco no apoio à saúde mental, intervenções educacionais e colaboração interdisciplinar. Seu envolvimento é essencial para atender às necessidades complexas dessa população vulnerável, que geralmente inclui jovens com histórico de problemas comportamentais e transtornos mentais. O presente estudo é uma revisão integrativa que pretende proporcionar, por meio da pesquisa exploratória de caráter qualitativo, o aprimoramento do conhecimento acerca da participação do psicólogo na reintegração de jovens infratores na sociedade, tendo, como objetivo geral, o de compreender o papel do psicólogo na reintegração de jovens infratores em centros socioeducativos; e, como objetivos específicos, os de entender o perfil dos jovens atendidos nos centros socioeducativos de privação total de liberdade, de identificar os desafios que se apresentam aos psicólogos em sua atuação dentro destes centros e de apontar direcionamentos para as melhores práticas da psicologia neste ambiente. Os resultados demonstraram que, a atuação do psicólogo em centros socioeducativos de privação total de liberdade é fundamental para se garantir que o processo de reintegração social de jovens infratores seja realizado de maneira ética, humanizada e eficaz. Portanto, ao alinhar práticas baseadas na escuta ativa, no respeito às individualidades e na promoção dos direitos humanos, o psicólogo reafirma seu papel como agente de mudança, contribuindo para a redução da reincidência e para a reconfiguração de trajetórias marcadas pela exclusão social. O trabalho nesse contexto, embora desafiador, é vital para a construção de uma sociedade mais inclusiva, capaz de acolher e oferecer segundas chances àqueles que buscam reconstruir suas vidas.
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