A Ludicidade como Importante Estratégia de Ensino no PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Juazeiro-BA.
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.420Palavras-chave:
PNAIC, Ludicidade, Gestão Estratégica.Resumo
Esse trabalho visa estabelecer um diálogo acadêmico entre a gestão estratégica, gestão de políticas públicas e elementos do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O objetivo dessa produção é verificar a possibilidade da utilização da ludicidade na alfabetização em uma escola pública municipal, realizando uma revisão bibliográfica sobre estratégias contidas no Plano Nacional da Educação, entendendo como esses elementos se interagem sob a luz das políticas públicas e realizando uma experiência em uma escola da Rede municipal de ensino, na cidade de Juazeiro-BA. Para isso, buscou-se um referencial teórico que versasse nas linhas da gestão estratégica, gestão de políticas públicas, alfabetização e ludicidade. O método da pesquisa foi bibliográfico e estudo de caso. Verificou-se, no campo da pesquisa, que a ludicidade é fundamental para a condição de motivação na aprendizagem, que os jogos tem um grande papel no processo da alfabetização sem esquecer da importância de planejar atividades que atendam a todos os alunos, cada um dentro da sua necessidade pessoal e específica. Os autores sugerem ao final do estudo, que além de outros anos e modalidades de ensino da mesma instituição educacional, outras escolas e ambientes educacionais possam fazer uso e/ou potencializar essa importante estratégia de ensino.
Palavras chaves: PNAIC, Ludicidade, Gestão Estratégica.
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