A Ludicidade como Importante Estratégia de Ensino no PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Juazeiro-BA.

Autores

  • Geisa Gabrielle Santos UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Lívia Suilan Rosa Caffé FASJ - Faculdade São Francisco de Juazeiro
  • Hesler Piedade Caffé Filho UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco e FASJ - Faculdade São Francisco de Juazeiro.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.420

Palavras-chave:

PNAIC, Ludicidade, Gestão Estratégica.

Resumo

Esse trabalho visa estabelecer um diálogo acadêmico entre a gestão estratégica, gestão de políticas públicas e elementos do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O objetivo dessa produção é verificar a possibilidade da utilização da ludicidade na alfabetização em uma escola pública municipal, realizando uma revisão bibliográfica sobre estratégias contidas no Plano Nacional da Educação, entendendo como esses elementos se interagem sob a luz das políticas públicas e realizando uma experiência em uma escola da Rede municipal de ensino, na cidade de Juazeiro-BA. Para isso, buscou-se um referencial teórico que versasse nas linhas da gestão estratégica, gestão de políticas públicas, alfabetização e ludicidade. O método da pesquisa foi bibliográfico e estudo de caso. Verificou-se, no campo da pesquisa, que a ludicidade é fundamental para a condição de motivação na aprendizagem, que os jogos tem um grande papel no processo da alfabetização sem esquecer da importância de planejar atividades que atendam a todos os alunos, cada um dentro da sua necessidade pessoal e específica. Os autores sugerem ao final do estudo, que além de outros anos e modalidades de ensino da mesma instituição educacional, outras escolas e ambientes educacionais possam fazer uso e/ou potencializar essa importante estratégia de ensino.

 

Palavras chaves: PNAIC, Ludicidade, Gestão Estratégica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Gabrielle Santos, UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2007) e Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Pernambuco (2009). É Pós graduanda em Gestão Pública pela UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atualmente é Assessora de Formação da Prefeitura Municipal de Juazeiro - BA e Docente em Instituição de Ensino Superior da Rede privada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação continuada, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Prática pedagógica, Auto - estima, Desenvolvimento sócio - educacional, Literatura infantil e Contação de história, Afetividade, Aprendizagem significativa, Educação Contextualizada, Relações étnico-raciais, EJA - Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil, Educação à Distância EaD. É associada a AbAlf - Associação Brasileira de Alfabetização e compõe o NAlfa - Núcleo Municipal de Alfabetização - Juazeiro BA. Atua também nos temas da área da Administração com ênfase nos subtemas que envolvem a Gestão de Recursos Humanos e a Gestão Pública.

Lívia Suilan Rosa Caffé, FASJ - Faculdade São Francisco de Juazeiro

Graduada em Pedagogia pela UNEB – Universidade Estadual da Bahia Campus Juazeiro. Professora do Ensino Fundamental I – Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro BA. Estudante do Curso de Especialização em Gestão Empresarial da FASJ

Hesler Piedade Caffé Filho, UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco e FASJ - Faculdade São Francisco de Juazeiro.

Mestre em Gestão de Políticas Públicas – UFRB – Universidade do Recôncavo Baiano. Administrador na UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco. Professor da Pós Graduação em Gestão Pública - UNIVASF. Professor de Pós Graduação em Gestão Estratégica - FASJ – Faculdade São Francisco de Juazeiro.

Referências

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 3 ed.

Petrópolis: Vozes, 1999.

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa (online), v. 36, n. 129, p. 637-51, 2006.

BATISTA, Neusa Chaves. A formação do Estado nacional brasileiro: implicações para a gestão das políticas públicas educacionais. Eccos Revista Científica, vol. 9, núm. 2, julho-dezembro, pp. 387-408, Universidade Nove de Julho. Brasil, 2007.

BRASIL. Lei nº 9.394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. DOU 23.12.1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. (Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição)ConstituiçãoCompilado.htm. Acesso em 16 mai 2016.

BRASIL. Documento Orientador Pacto 2014. Coordenação de Formação Continuada de Professores. – Brasília: DAGE/SEB/MEC, 2014.

BRASIL. PNAIC - Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa: Caderno de apresentação. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, Brasília: MEC, SEB, 2012.

FERREIRO, Emilia; Teberosk, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Porto

Alegre: Artes Medicas 1985. 284p.

FERREIRO, Emília. Psicogênese da língua escrita / Emília Ferreiro, Ana Teberosky; tradução Diana Myriam Lichtenstein. Liana Di Marco, Mário Corso. ---- Porto Alegre: Artmed, 1999.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 16ª ed. 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

KAPLAN, Robert S., NORTON, David P. A Estratégia Em Ação: The Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KISHIMOTO, Tizuko M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 13 Ed. São Paulo: Cortez, 1994.

MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. The Strategy Process: Concepts, Contexts and Cases. 2. ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall International, Inc., 1991.

PNE – Plano Nacional da Educação: Planejando a Próxima Década Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. 2015. Presidência da República, Ministério da Educação, Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Disponível em http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em 28/05/2016.

RUA, Maria das Graças. Análise de Políticas Públicas: Conceitos Básicos. In: RUA, Maria das Graças;VALADAO, Maria Izabel. O Estudo da Política: Temas Selecionados. Brasília: Paralelo 15, 1998.

SACRISTÁN, J. G. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SCHMITTER, Phillip. Reflexões sobre o Conceito de Política. In: BOBBIO, Norberto et al. Curso de Introdução à Ciência Política. Brasília: UnB, 1984.

SEDUC. Secretaria Municipal de Educação do Município de Juazeiro – BA Proposta de Formação Continuada. PMP – Prefeitura Municipal – Juazeiro, 2013.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

TAVARES, M. C. Gestão Estratégica. 3ª ed. São Paulo: Atlas. 2010.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WRIGHT, P.; KROLL, M.; PARNELL, L. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000. ZACCARELLI, S. B. A moderna estratégia nas empresas e o velho planejamento estratégico, RAE Light, São Paulo: FGV.

Downloads

Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos