Entre Voltas, Reviravoltas e Rodas de Leitura: Caminhos Possíveis para o Ensino de Literatura Infanto-Juvenil na Escola

Autores

  • Sidney da Silva Chaves Faculdades de Alta Floresta

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4193

Palavras-chave:

Educação Básica, Literatura Infanto-Juvenil, Rodas de Leitura, Tecnologia

Resumo

Este artigo objetiva principalmente examinar as contribuições que as rodas de leitura podem proporcionar para o estímulo à leitura de obras infanto-juvenis na Educação Básica. Tal esforço investigativo emanou da percepção problemática de que há um progressivo desinteresse pela prática milenar de rodas de leitura nas escolas de segundo segmento do Ensino Fundamental, principalmente, frente à massiva inserção de tecnologia no cotidiano dos estudantes. Assim, esta pesquisa justifica-se, pois, há uma clara necessidade de se ressignificar a utilização das rodas de leitura em contextos de educação mediados e permeados por tecnologias. Com isso, através de uma pesquisa de natureza bibliográfica, recorre a diferentes teorias que se preocupam com esse migrar de interesse e propõem alternativas para a manutenção do estímulo da leitura nas escolas. Os resultados, por fim, indicaram que ler livros, fruir a imaginação por meio de histórias diversas e trocar percepções entre os pares são ações que não ficaram de lado ou foram esquecidas frente ao ressignificado contexto social mediado por tecnologias, mas que precisam apenas considerar formas alternativas e mediatizadas de ler a fim de continuar tornando a leitura um caminho atrativo e significativo para a juventude atual.

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Biografia do Autor

Sidney da Silva Chaves, Faculdades de Alta Floresta

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar-PR) e em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat-MT); Mestre em Ciências da Educação; especialista em Língua Portuguesa (Unemat); Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Urubupungá (SP) e Especialista em História de Mato Grosso pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT-MT); Doutorando em Ciências da Educação – Unades (PY) Professor efetivo da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc). Professor Formador de Língua Portuguesa na Diretoria Regional de Educação-DRE/COFOR. Leciona Língua Portuguesa na União da Faculdades de Alta Floresta-UNIFLOR.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Chaves, S. da S. (2025). Entre Voltas, Reviravoltas e Rodas de Leitura: Caminhos Possíveis para o Ensino de Literatura Infanto-Juvenil na Escola. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(76), 64–78. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4193

Edição

Seção

Artigos