Entre Voltas, Reviravoltas e Rodas de Leitura: Caminhos Possíveis para o Ensino de Literatura Infanto-Juvenil na Escola
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v19i76.4193Palavras-chave:
Educação Básica, Literatura Infanto-Juvenil, Rodas de Leitura, TecnologiaResumo
Este artigo objetiva principalmente examinar as contribuições que as rodas de leitura podem proporcionar para o estímulo à leitura de obras infanto-juvenis na Educação Básica. Tal esforço investigativo emanou da percepção problemática de que há um progressivo desinteresse pela prática milenar de rodas de leitura nas escolas de segundo segmento do Ensino Fundamental, principalmente, frente à massiva inserção de tecnologia no cotidiano dos estudantes. Assim, esta pesquisa justifica-se, pois, há uma clara necessidade de se ressignificar a utilização das rodas de leitura em contextos de educação mediados e permeados por tecnologias. Com isso, através de uma pesquisa de natureza bibliográfica, recorre a diferentes teorias que se preocupam com esse migrar de interesse e propõem alternativas para a manutenção do estímulo da leitura nas escolas. Os resultados, por fim, indicaram que ler livros, fruir a imaginação por meio de histórias diversas e trocar percepções entre os pares são ações que não ficaram de lado ou foram esquecidas frente ao ressignificado contexto social mediado por tecnologias, mas que precisam apenas considerar formas alternativas e mediatizadas de ler a fim de continuar tornando a leitura um caminho atrativo e significativo para a juventude atual.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; CUNHA, Gleicimar Gonçalves. Representações sociais do desenvolvimento humano. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, p. 147-155, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000100015
ÁLVAREZ, C.; Gutiérrez, R. Educar en valores a través de un club de lectura escolar: un estudio de caso. Revista Complutense de Educación, 24(2), 2013. DOI: https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2013.v24.n2.42081
ATWELL, N. The reading zone: how to help kids become skilled, passionate, habitual, critical readers. Nueva York: Scholastic, 2007.
BARONE, D. Making meaning: Individual and group response within a book club structure. Journal of Early Childhood Literacy, 13(1), 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/1468798411430092
BEACH, R.; STEVEN Y. Practices of productive adult book clubs. Journal of Adolescent & Adult Literacy, 55(2), 2011. DOI: https://doi.org/10.1002/JAAL.00015
BENITES, Sonia Aparecida Lopes. A roda da leitura: língua e literatura no jornal Proleitura. Unesp, 2004.
BUI, T.; MACALISTER, J. Online extensive reading in an EFL context: Investigating reading fluency and perceptions. Reading in a Foreign Language, 33(1), 2021.
BURBANK, M. D.; KAUCHAK, D.; BATES, A. J. Book clubs as professional development opportunities for preservice teacher candidates and practicing teachers: an exploratory study. The new educator, 6(1), 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/1547688X.2010.10399588
CAETANO, Luís Miguel Dias. Tecnologia e Educação: quais os desafios? Educação UFSM, v. 40, n. 2, p. 295-309, 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644417446
CANTERO, F.J.; MENDOZA, A. "Conceptos básicos en Didáctica de la Lengua y la Literatura. En A. Mendoza (coord.). Didáctica de la Lengua y la Literatura (pp. 33-78). Madrid: Pearson, 2003.
CARVALHO, Jaciara de Sá; MARQUES, Suzana Elisa Cunha; PELLON, Carolina Carvalho. Literatura sobre educação e tecnologia com referencial de Paulo Freire: um retrato e um recorte crítico. Praxis educativa, v. 16, 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16591.015
CELIK, B. Effects of extensive reading on learners: How it develops certain points in vocabulary and sentence structure. International Journal of English Linguistics. 8(2): 73, 2017. DOI: https://doi.org/10.5539/ijel.v8n2p73
CERRILLO, P. C. Literatura Infantil y Juvenil y educación literária, 2010.
CORRÊA, Cintia Chung Marques; MENDONÇA, Monica Cruz Vieira; PEDRO, Vivian Ventura Tomé. Roda de leitura virtual: desafios e possibilidades para o letramento literário em tempos de pandemia. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, p. 162-180, 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66859
COSTA, Anna Maria FM; GRAZIOLI, Fabiano Tadeu; COENGA, Rosemar Eurico. Leitura e Literatura Infantil e Juvenil: (con)fluências. Pimenta Cultural, 2022. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.411
CÓZAR, R.; MOYA, M. D.; HERNÁNDEZ, J. A.; HERNÁNDEZ, J. R. TIC, Estilos de aprendizaje y competencia musical en los estudios de grado de maestro. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical, 12, 2015. DOI: https://doi.org/10.5209/rev_RECIEM.2015.v12.47752
DORNELLES, Kelly Mara Soares. A leitura literária de aula: um instrumento de empoderamiento. Literatura infantil y juvenil, 2015, vol. 9, no 1, p. 85.
GARCIA, Pedro Benjamim. Literatura e Identidade: tecendo narrativas em rodas de leitura. Educação Online, n. 10, p. 99-112, 2012.
GARDINER, V., CUMMING-POTVIN, W.; HESTERMAN, S. Professional learning in a scaffolded 'multiliteracies book club': Transforming primary teacher participation. Issues in Educational Research, 23(3), 2013.
GIMENES, Roseli. Literatura brasileira: do átomo ao bit. Scortecci Editora, 2018.
GOATLEY, V. J.; BROCK, C. H.; RAPHAEL, T. E. Diverse learners participating in regular education "Book Clubs". Reading Research Quarterly, 30(3), 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/747621
GRITTER, K. Promoting Lively Literature Discussion. The Reading Teacher, 64(6), 2011. DOI: https://doi.org/10.1598/RT.64.6.7
HAERAZI, H.; IRAWAN, L. A. The effectiveness of ECOLA technique to improve reading comprehension in relation to motivation and self-efficacy. International Journal of Emerging Technologies in Learning (IJET). 15(01): 61-76, 2017. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v15i01.11495
HILL, K.D. Primary Students’s Book Club Participation. Language and Literacy, 14(1), 2012. DOI: https://doi.org/10.20360/G2F30J
JACOBIK, Fabiana Andréa Dias. Rodas de leitura na escola: construindo leitores críticos. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2011.
JOHNSSON‐SMARAGDI, U.; JÖNSSON, A. Book Reading in Leisure Time: Long‐Term changes in young peoples' book reading habits. Scandinavian Journal of Educational Research, 50(5), 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/00313830600953600
KENT, A.; SIMPSON, J. The power of literature: establishing and enhancing the young adolescent classroom community. Reading Improvement, 49(1), 2012.
KLINEBERG, L. Introducción a la didáctica general. Ediciones Revolucionarias, 1978.
KONG, A.; FITCH, E. Using book club to engage culturally and linguistically diverse learners in reading, writing, and talking about Books. The Reading Teacher, 56(4), 2003.
MCKOOL, S. S. Factors that influence the decision to read: an investigation of fifth grade students' out-of-school reading habits. Reading improvement, 44(3), 2007.
MCMAHON, S. I. Book Club: A Case Study of a Group of Fifth Graders as They Participate in a Literature-Based Reading Program. Reading Research Quarterly, 27(4), 1992. DOI: https://doi.org/10.2307/747671
OSZAKIEWSKI, Holly; SPELMAN, Maureen. The reading/writing workshop: An approach to improving literacy achievement and independent literacy habits. Illinois Reading Council Journal, v. 39, n. 2, 2011.
PETIT, Michèle. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Editora, v. 34, p. 208, 2019.
PRADO, J. Didáctica de la lengua y la literatura para educar en el siglo XXI. Madrid: La Muralla, 2004.
REED, D. K.; VAUGHN, S. Retell as an Indicator of Reading Comprehension. Scientific Studies of Reading, 16(3), 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/10888438.2010.538780
SANTAELLA, Lucia. Hipermídia e transmídia: Linguagens do nosso tempo. De Letra em Letra, v. 3, n. 2, p. 9-33, 2016.
SANTOS, Sérgio Alves. Subjetividade ameaçada: a infância nos descaminhos da formação. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 10, n. 22, p. 577-599, 2020.
SHAW, D. M. Man's best friend as a reading facilitator. The Reading Teacher, 66(5), 2013. DOI: https://doi.org/10.1002/TRTR.01136
TRAVANCAS, Isabel Siqueira. A experiência da leitura entre adolescentes: Rio de Janeiro e Barcelona. Editora Appris, 2020.
VÁSQUEZ, M. A.; Montoya, M. S. Técnicas de evaluación de comprensión lectora en inglés con formación mediada por tecnologías para mejorar el rendimiento estudiantil universitario. Revista Electrónica Calidad en la Educación Superior. 8(1): 2017. DOI: https://doi.org/10.22458/caes.v8i1.1787
VILLAFUERTE, J. S.; INTRIAGO, E. y Romero, A. e-Círculo Literario aplicado en la clase de inglés. Una innovación educativa después del terremoto de 2016 en Ecuador, en Apertura, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sidney da Silva Chaves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.