A Relação entre Clima Organizacional e a Prestação do Serviço de Qualidade na Universidade Pública

Autores

  • Jérsica Florindo de Araújo Barros Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Milka Alves Correia Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.411

Palavras-chave:

clima organizacional, universidade, qualidade na prestação de serviço

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar de que forma o clima organizacional relaciona-se à prestação do serviço de qualidade em uma universidade pública. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para coletar dados, aplicou-se questionários com os servidores técnico-administrativos da instituição. Considerando-se os dados analisados, foi possível concluir, à luz de Siqueira (2008), que os fatores controle/pressão e coesão sinalizam um clima organizacional favorável, enquanto o fator recompensa aponta para um clima desfavorável e os fatores apoio da chefia/instituição e conforto físico assumiram caráter neutro. Também foi possível identificar que os principais elementos influenciadores na qualidade da prestação do serviço coincidem com os fatores que apontam o clima organizacional, configurando uma aproximação entre ambos. Espera-se que os dados aqui revelados possam proporcionar subsídios para ação interventiva sobre esses fatores, tanto por uma iniciativa pessoal, como por uma iniciativa da instituição.

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Biografia do Autor

Jérsica Florindo de Araújo Barros, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Análise organizacional, comportamento organizacional

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Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos