Uma Análise da Teoria Lacaniana e suas Implicações na Saúde Mental

Autores

  • Sérgio Lúcio Albuquerque Nóbrega Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - FMJ, Brasil.
  • Raissa Matos Tavares Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - FMJ, Brasil.
  • Mário Gustavo Lúcio Albuquerque de Nóbrega Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - FMJ, Brasil.
  • Michael Moreira Cruz Gonçalves Santana Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Elizabeth Alves Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7396-2508
  • Martha Maria Macedo Bezerra Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6664-4517

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4090

Palavras-chave:

Psicanálise, Teoria Lacaniana, Saúde mental

Resumo

O presente estudo discute a saúde mental, à luz da teoria lacaniana, como forma de se alcançar o bem-estar psicológico. O objetivo é compreender algo mais sobre a teoria de Jacques Lacan, que possa ajudar na compreensão e no tratamento das questões emocionais mais atuais. A metodologia é qualitativa e envolve discussões sobre os fundamentos desta teoria evidenciando vários autores. Os resultados demonstraram que Lacan propôs um inconsciente estruturado como uma linguagem, expressando desejos e angústias por meio de palavras e significantes. Neste sentido, a saúde mental estaria relacionada à capacidade de articular essas experiências emocionais. O autor também argumenta que o desejo é impulsionado pela falta, numa busca constante por algo que seria inatingível, e que consequentemente geraria grande angústia emocional. Na terapia lacaniana, o sujeito explora suas emoções e desejos por meio da fala, com o terapeuta ajudando-o a tomar consciência de sua estrutura psíquica e a ressignificar suas experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Lúcio Albuquerque Nóbrega, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - FMJ, Brasil.

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ). Graduado no curso de Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Raissa Matos Tavares, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - FMJ, Brasil.

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ).

Mário Gustavo Lúcio Albuquerque de Nóbrega, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - FMJ, Brasil.

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ). Graduação em Biomedicina e Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Residência Médica em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ). Médico Cirurgião Geral da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER/CE). Médico Regulador e Interventor do SAMU- CE.

Michael Moreira Cruz Gonçalves Santana, Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduação em medicina pela Universidade Federal do Acre, especialização em gastroenterologia e endoscopia digestiva alta diagnóstica. Atuo na área médica em urgência e emergência hospitalar e pré hospitalar aéreo e terrestre, gastroenterologia clínica e videoesofagogastroduodenoscopia diagnóstica.

Elizabeth Alves Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Ceará, Brasil.

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE e em Administração de Empresas pela mesma Instituição de Ensino Superior; Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdades Integradas de Cruzeiro, FIC, Brasil. Também em Educação Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual pela mesma Instituição de Ensino Superior.  

Martha Maria Macedo Bezerra, Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, Ceará, Brasil.

Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC; Sao Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará, especialização em Políticas Públicas pela Universidade Regional do Cariri e, especialização em Saúde Mental e Psiquiatria pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú.

Referências

EVANS, D. (1996). An Introductory Dictionary of Lacanian Psychoanalysis. Routledge.

FINK, B. (1995). The Lacanian Subject: Between Language and Jouissance. Princeton University Press. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400885671

FINK, B. (1997). A Clinical Introduction to Lacanian Psychoanalysis: Theory and Technique. Harvard University Press.

LACAN, J. (1949). The mirror stage as formative of the function of the I. Écrits.

LACAN, J. (1958). The signification of the phallus. Écrits.

LACAN, J. (1966). Écrits: A Selection. Norton & Company.

LACAN, J. (1977). The Four Fundamental Concepts of Psychoanalysis. Norton & Company.

ZIZEK, S. (2006). How to Read Lacan. W.W. Norton & Company.

Downloads

Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Comment