Acidentes com Animais Peçonhentos em Áreas Urbanas e sua Relação com a Saúde Pública

Autores

  • Darlan Silva Santos Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Ranna Fernandes Dias Neres Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Viviane Amaral Toledo Coelho Universidade Federal de Lavras
  • Ednardo de Souza Nascimento Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Thomaz Coelho Faculdade de Administração, Humanas e Exatas (Unifahe)
  • Cynara Kaliny Ribeiro Braz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Carolina Santos Miranda Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i71.4006

Palavras-chave:

animais peçonhentos, serpentes, aracnídeos, saúde pública, toxicologia

Resumo

O objetivo desse trabalho foi descrever acidentes com animais peçonhentos em áreas urbanas e a sua relação com a saúde pública. Para a presente revisão bibliográfica foi realizada uma busca de publicações com ênfase no período de 2003 a 2021 em bancos de dados relacionados à saúde pública e   em sites oficiais da internet. Entende-se que existe um profundo interesse médico e de saúde pública sobre animais peçonhentos e acidentes que são acometidos por eles e seus riscos iminentes a saúde. Além disso, o interesse médico envolve a produção de fármacos relacionados a esses animais, como o próprio soro específico para o tratamento do envenenamento. A prevenção desses acidentes envolve ações como: evitar desmatamento, queimadas e exploração do meio em que vive os animais. Cabe salientar que existe uma diferença entre animais peçonhentos e animais venenosos, sendo os peçonhentos os que possuem a capacidade de inocular a toxina através de uma presa ou ferrão, enquanto os venenosos, como os sapos, possuem a toxina em sua pele, sendo inoculado ao serem ingeridos ou tocados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlan Silva Santos, Universidade Presidente Antônio Carlos

Bacharel em enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos - Alfaunipac de Almenara

Ranna Fernandes Dias Neres, Universidade Presidente Antônio Carlos

Bacharel em enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos - Alfaunipac de Almenara

Viviane Amaral Toledo Coelho, Universidade Federal de Lavras

Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), Licenciatura em Química pela FAVENI, especialização em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA/University of Queensland - Austrália). Docente na  Faculdade ALFAUNIPAC.

Ednardo de Souza Nascimento, Universidade Presidente Antônio Carlos

Pedagogo e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES; Docência em Ensino Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos, ALFAUNIPAC, Almenara -Minas Gerais.

Thomaz Coelho, Faculdade de Administração, Humanas e Exatas (Unifahe)

Médico Veterinário pela Universidade Federal Fluminense; Especialista em Gestão em Saúde pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Pós-Graduado em Defesa Sanitária e Inspeção de Produtos de Origem Animal com Ênfase em Legislação pela Unifahe. Fiscal Agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária.

Cynara Kaliny Ribeiro Braz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Pós-graduada em Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV,  Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Pós-Graduada em Gestão em Meio Ambiente e Saúde Pública pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB).

Ana Carolina Santos Miranda, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduação em Psicologia pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Rubim - MG.

Referências

BARBOSA, I. R. Aspectos clínicos e epidemiológicos dos acidentes provocados por animais peçonhentos no Estado do Rio Grande do Norte. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 2–13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/8578. Acesso em 04 de novembro de 2023.

BOCHNER, R. Acidentes por animais peçonhentos: aspectos históricos epidemiológicos, ambientais e sócio-econômicos. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2003, 153 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação- Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único. 3ª. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed. Acesso em: 05 de novembro de 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Saúde Brasil 2020/2021: uma análise da situação de saúde diante da pandemia de covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de- conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/vigilancia/saude-brasil-2020-2021_situacao- de-saude-diante-da-covid-19.pdf. Acesso em: 05 de novembro de 2023.

CARDOSO, J. L. C. Animais peçonhentos no Brasil: biologia, clínica e terapêutica dos acidentes. São Paulo; Sarvier; 2 ed; 2009. 540 p. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-533700. Acesso em: 04 de novembro de 2023.

DE OLIVEIRA, A. T. A. L. e al. Acidentes com animais peçonhentos no Brasil: revisão de literatura. Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, v. 11, n. 3, 31 out. 2018. Disponível em: http://autores.revistarevinter.com.br/index.php?journal=toxicologia&page=article&op= view&path%5B%5D=389&path%5B%5D=572. Acesso em: 04 de novembro de 2023. DOI: https://doi.org/10.22280/revintervol11ed3.389

FERREIRA, I. C.da S.; BORGES, G. H. Perfil epidemiológico dos acidentes causados por animais peçonhentos no município de Patrocínio, Minas Gerais: retrato de uma década. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v.10, n.10, p.1-10, 2020. DOI: https://doi.org/10.17058/reci.v10i4.14694

NOGUEIRA, Cláudio F.; ALVES, Louryel H. N.; NUNES, Débora Cristina de O. S. Perfil dos acidentes causados por animais peçonhentos registrados em Uberlândia, Minas Gerais (2014-2018). Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde -Hygeia, v.17, p. 81-96, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/Hygeia17057641

SANTOS, G. M. Acidentes ofídicos no norte de Minas Gerais - brasil: características epidemiológicas. Revista Renome, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 48- 57, 2020.

Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/2258. Acesso em: 04 de novembro de 2023.

LIMA, J. S. et.al. Perfil dos acidentes ofídicos no norte do Estado de Minas Gerais, Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 42, n.5, p.561-564, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0037-86822009000500015

Downloads

Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Artigos