Metodologias pedagógicas na construção do conhecimento: uma reflexão

Autores

  • José Claudiano Xavier Ferreira
  • Kátissa Galgania Feitosa Coutinho Rodrigues
  • Rafaelle Gleice dos Santos
  • Sidney Medeiros de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v6i16.4

Palavras-chave:

Metodologias pedagógicas, Construção do conhecimento, Ensino superior

Resumo

O presente estudo discorre sobre as práticas dos docentes universitários, apresentando como alternativas a um melhor resultado no aprendizado, a apropriação criativa de novas metodologias didáticas, incluindo-se aí, a apropriação e domínio dos novos aparatos tecnológicos como recurso auxiliar. Também revela o papel da interação e da criatividade como fundamentais para uma eficácia docente. Conclui pela necessidade de uma novas reflexões, no sentido de beneficiar a práxis pedagógica e suas ações, à partir da criação de novas formas didáticas e metodológicas de promoção do processo ensino-aprendizagem, conjuntamente com os alunos.

Downloads

Biografia do Autor

Sidney Medeiros de Oliveira

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade
Federal de Pernambuco - UFPE. Especializando em Prática Docente do Ensino Superior pela
Faculdades Integradas de Patos – FIP.

Downloads

Publicado

2012-01-10

Como Citar

Ferreira, J. C. X., Rodrigues, K. G. F. C., Santos, R. G. dos, & Oliveira, S. M. de. (2012). Metodologias pedagógicas na construção do conhecimento: uma reflexão. ID on Line. Revista De Psicologia, 6(16), 17–27. https://doi.org/10.14295/idonline.v6i16.4

Edição

Seção

Opinião