Educação Assistida por Computador e Psicologia da Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18iN70.3961Palavras-chave:
educação assistida por computador, psicologia, aprendizagemResumo
Este estudo abordou a interação entre Educação Assistida por Computador (EAC) e Psicologia da Aprendizagem, visando compreender seus efeitos no desempenho, engajamento e satisfação de estudantes. Utilizando uma metodologia mista, foram selecionados participantes envolvidos com a EAC, com dados coletados através de questionários e entrevistas. As análises quantitativas indicaram melhorias no desempenho acadêmico e no engajamento dos alunos, enquanto as qualitativas destacaram a valorização da flexibilidade e personalização que a EAC oferece. Desafios como a necessidade de competências digitais e um design instrucional eficiente também foram identificados. Os resultados sugerem que a EAC pode significativamente enriquecer o processo educativo, enfatizando a importância de estratégias pedagógicas que integrem tecnologia de forma eficaz e a necessidade de políticas que facilitam a adoção da EAC, garantindo seu acesso e efetividade para todos os alunos.
Downloads
Referências
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre, RS: Penso, 2014.
HATTIE, J. Visible learning: a synthesis of over 800 meta-analysis relating to achievement New York, USA: Routledge, 2009.
MARQUES, C. G. C. Concepção e desenvolvimento de um sistema hiperConcepção e em contexto educativo: aplicação da teoria da flexibilidade cognitiva arquitectura de computadores. 2002. 330 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Educacional MultimÈdia) - Universidade Aberta, Lisboa.
MAYER, R. E. Multimedia learning 2nd. ed. New York: Cambridge University Press, 2009.
SPIRO, R. J. et al. Cognitive flexibility, constructivism, and hypertext: random access instruction for advanced knowledge acquisition in Ill-structured domains. Educational TEducational TEducational TEducational TEducational Technologyechnologyechnologyechnologyechnology, v. 31, n. 5, p. 24-33, 199
SPIRO, R. J.; JEHNG, J. C. Cognitive flexibility and hypertext: theory and technology for the nonlinear and multidimensional traversal of complex subject matter. In; NIX, D.; SPIRO, R. J. (Ed.). Cognition, education, and multimediaCognition, education, and ultimediaCognition, education, and multimediaCognition, education, and multimediaCognition, education, and multimedia: exploring ideas in high technology. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1990. p. 163-205.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Keny Lucas da Silva Goes, Jadislene Estevam da Silva Costa, Jadna Cleia Estevam da Silva Goes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.