Jogos Indígenas da Paraíba: Confluência entre Esporte e Cultura

Autores

  • Wellington David Cruz da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18iN70.3944

Palavras-chave:

Jogos indígenas, Educação física, Esporte, Cultura

Resumo

O presente artigo traz como objeto de pesquisa os Jogos Indígenas da Paraíba (JIP) e a Educação Física Escolar. A ideia principal de estudo baseasse na análise dos Jogos Indígenas da Paraíba através da multidisciplinaridade, para a Educação Física Escolar, pelo esporte e a cultura. A pesquisa foi realizada com professores e gestão escolar da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Drº Jose Lopes Ribeiro no município de Rio Tinto-PB. Para tanto, foi empregada uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa de cunho exploratório, vivenciada na edição VIII do JIP e durante as aulas de educação física do ano letivo de 2018. A produção das informações contidas na pesquisa atravessa questões sociais, culturais e esportivas. Após a análise dos dados resultamos a importância que estes jogos indígenas da Paraíba podem e devem contribuir para uma Educação Física escolar para os escolares da unidade de ensino mencionada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington David Cruz da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Profissional de Educação Física

Referências

AIRES, José Luciano de Queiroz. (et. al). Diversidades étnico-raciais e interdisciplinaridade: diálogos com as leis 10.639 e 11.645. Campina Grande: EDUFCG, 2013.

ANDRADE, Emília. Indígenas de várias partes do mundo assistem ritual do Fogo Sagrado. JMPI Brasil. 23 out 2015.

FARIAS, Elaine; BARCELLOS, Lusival. Memória tabajara: manifestação de identidade étnica. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012.

GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.

MOONEN, F. Os índios Potiguara de São Miguel de Baía da Traição: Passado, Presente e Futuro. Série monografias, número 1. 1989.

MOONEN, F.; MAIA, L. M. Etnohistória dos índios Potiguara: ensaios, relatos, documentos. João Pessoa: PR/PB Secretaria da Educação e Cultura do Estado da Paraíba, 1992.

NASCIMENTO, Jose Mateus(Org). Etnoeducação potiguara: pedagogia da existência e das tradições. João Pessoa: Ideia, 2012.

OLIVEIRA FILHO. João Pacheco de. Uma etnologia dos índios misturados: situação colonial, territorialização e fluxos culturais. in: OLIVEIRA FILHO João Pacheco de. (org). A viagem de volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no Nordeste indígena. 2. ed. Contra Capa Livraria / Laced, 2004

PALITOT, Estevão Martins. Os Potiguara da Baía da Traição e Monte-Mór: história, etnicidade e cultura.2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Paraíba, 2005.

SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos. Jogos Indígenas da Paraíba:

Significados das Práticas Corporais Para a Etdenia Potiguara. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – UPE/UFPB, 2016.

VIEIRA, J. G. A Baía da Traição, das belezas “naturais” e do refúgio dos “índios resistentes”. In: ALMEIDA, L. S.; Silva, C. B. M. (Org.) Índios do Nordeste: temas e problemas 4. Maceió: EDUFAL, 2004.

VILHENA, Maria Ângela. Ritos expressões e propriedades. São Paulo: Paulinas, 2005.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Edição

Seção

Artigos