Formação Acadêmica do Gestor Escolar das Escolas Públicas Municipais Urbanas de Cícero Dantas – BA: Perspectiva Real e Ideal

Autores

  • Aline de Santana Santos
  • Maria Leandra Brandão Santos
  • Hesler Piedade Caffé Filho

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i1.393

Palavras-chave:

Formação ideal e real, Aplicabilidade das políticas públicas, Legislação educacional.

Resumo

Este estudo tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a formação acadêmica dos diretores das instituições de ensino da sede do município de Cícero Dantas numa perspectiva real e ideal para atuação do Gestor escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa empírica feita ao responsável pela Secretaria Municipal de Educação – SEMEC e aos diretores das escolas que estão atuando no momento. Utilizando como base da pesquisa questionários com perguntas objetivas e abertas que pudessem ser respondida com facilidade pelos ocupantes dos cargos. Os resultados demonstraram um distanciamento intermediário entre a formação ideal e a real e os entraves para obtenção da formação sugerida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN e as políticas públicas propostas pelo Ministério da Educação – MEC. Fornece subsídios para o gestor público municipal e a comunidade escolar e local posicionarem-se de forma criteriosas nas futuras seleções de candidatos ao cargo de diretor escolar, além de auxiliar estudos voltados para problemática semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTOS, João Baptista. Gestão democrática. da educação. In: BASTOS, João Baptista Gestão democrática. Rio de janeiro: DP&A: SEPE. 2005, p. 7-30. 4ª edição.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. (Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em 11 mar 2016)

BRASIL. Decreto N° 6.094 de 24 de abril de 2007. DOU de 25.4.2007. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6094.htm> Acesso em11 mar 2016).

BRASIL. Decreto nº 19.402, de 14 de Novembro de 1930. (Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19402-14-novembro-1930-515729-publicacaooriginal-1-pe.html Acesso em: 06 mar. 2016).

BRASIL. Lei nº 9.394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. DOU 23.12.1996. (Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em: 11 mar 2016).

BRASIL. Lei nº 9.394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. DOU 23.12.1996. (Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em 11 mar 2016).

BRASIL. Portal do Ministério da Educação – Escola de Gestores da Educação Básica. (Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/historico> Acesso em: 03 mar2016).

BUSS, R. B. P. Gestão Escolar. Indaial – SC: ASSELVI, 2008.

CÍCERO DANTAS. Lei Municipal N° 198/2014, de 19 de fevereiro de 2014. (Disponível em: < http://camaradecicerodantas.ba.gov.br/arquivos_clientes/190/midia/51698.pdf>Acesso em 12 mar 2016).

HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola. São Paulo: Papirus, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LUCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

LUCK, Heloísa. A escola Participativa: o trabalho do gestor escolar. 4 ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

MALMEGRIN, Maria Leonídia. Redes Públicas de Cooperação em Ambientes Federativos. Florianópolis: Ciências da Administração/UFSC, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 3. ed. rev. amp. São Paulo: Atlas, 2003.

MELLO, Guiomar Namo. Cidadania e Competitividade: desafios educacionais do terceiro milênio. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

PARO, V. H. Administração escolar: Introdução crítica. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

RUA, Maria das Graças. Políticas Públicas. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2012.

TEIXEIRA, A. C. C. (Org.). Os sentidos da democracia e da participação. São Paulo: Instituto, Pólis, 2005.

TEIXEIRA, M. A. P. Formação para diretor escolar da educação básica: o programa nacional escola de gestores no estado do Paraná. Tese de Mestrado em Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011.

VASCONCELLOS, Celso S.. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do trabalho político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo, SP: Libertard, 2002.

VEIGA, Ilma P.A. (Org.). As Dimensões do Projeto Político-Pedagógico. Campinas, 4. ed. SP: Papirus, 2001.

________Projeto Político-Pedagógico: Educação Superior. Campinas, SP; Papirus, 2004

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. 2. ed. reimp. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012.

ZERO, M. A. Diretor de escola: compromisso social e educativo. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Estadual de campinas Faculdade de Educação. Campinas - SP, 2006.

Downloads

Publicado

2016-02-28

Edição

Seção

Estudo de Caso