Formação Acadêmica do Gestor Escolar das Escolas Públicas Municipais Urbanas de Cícero Dantas – BA: Perspectiva Real e Ideal

Autores

  • Aline de Santana Santos
  • Maria Leandra Brandão Santos
  • Hesler Piedade Caffé Filho

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i1.393

Palavras-chave:

Formação ideal e real, Aplicabilidade das políticas públicas, Legislação educacional.

Resumo

Este estudo tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a formação acadêmica dos diretores das instituições de ensino da sede do município de Cícero Dantas numa perspectiva real e ideal para atuação do Gestor escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa empírica feita ao responsável pela Secretaria Municipal de Educação – SEMEC e aos diretores das escolas que estão atuando no momento. Utilizando como base da pesquisa questionários com perguntas objetivas e abertas que pudessem ser respondida com facilidade pelos ocupantes dos cargos. Os resultados demonstraram um distanciamento intermediário entre a formação ideal e a real e os entraves para obtenção da formação sugerida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN e as políticas públicas propostas pelo Ministério da Educação – MEC. Fornece subsídios para o gestor público municipal e a comunidade escolar e local posicionarem-se de forma criteriosas nas futuras seleções de candidatos ao cargo de diretor escolar, além de auxiliar estudos voltados para problemática semelhantes.

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Publicado

2016-02-28

Como Citar

Santos, A. de S., Santos, M. L. B., & Caffé Filho, H. P. (2016). Formação Acadêmica do Gestor Escolar das Escolas Públicas Municipais Urbanas de Cícero Dantas – BA: Perspectiva Real e Ideal. ID on Line. Revista De Psicologia, 10(29), 164–181. https://doi.org/10.14295/idonline.v10i1.393

Edição

Seção

Estudo de Caso