A Ludicidade na Educação Infantil: As Brincadeiras no Processo de Ensino Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3923Palavras-chave:
Ludicidade, Aprendizagem, ContribuiçõesResumo
O presente artigo busca demonstrar a importância da ludicidade no processo de desenvolvimento infantil, buscando revelar as contribuições no cenário educacional e social. Onde aplicar a aprendizagem a um método mais lúdico, pode favorecer para que a criança sinta vontade de participar, e assim desenvolver suas capacidades. Além de agregar conhecimentos que serão desenvolvidos no decorrer das aulas, favorecendo assim, um ambiente prazeroso e interativo. O lúdico também pode estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas, onde o aluno poderá usar a imaginação, a criatividade, contribuindo assim para a construção do conhecimento, onde o professor irá utilizar materiais e brincadeiras como uma ferramenta de chamar a atenção dos alunos, para que eles possam participar e assim contribuir para o seu processo de ensino aprendizagem. Onde propor um método mais dinâmico e criativo, pode ajudar tanto os alunos como o professor, que irá envolver a turma, deixando-os cada vez mais animados, interessados e participativos nas aulas. Mostrando que as brincadeiras relacionadas com a aprendizagem é um fator importante, que faz perceber que a brincadeira tem o seu valor na contribuição da aprendizagem e ela não é só uma forma de diversão, basta apenas definir o objetivo dela na sala de aula, se for utilizada de uma maneira que contribua para a aprendizagem dos alunos ela irá favorecer cada vez mais o desempenho da turma, favorecendo assim, para um ambiente acolhedor, onde as crianças possam ter um bom convívio com seus colegas, onde dessa maneira todos possam estar sempre se ajudando.
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