A Ludicidade na Educação Infantil: As Brincadeiras no Processo de Ensino Aprendizagem

Autores

  • José Luiz do Nascimento Neto Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Joenildo Junior Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3923

Palavras-chave:

Ludicidade, Aprendizagem, Contribuições

Resumo

O presente artigo busca demonstrar a importância da ludicidade no processo de desenvolvimento infantil, buscando revelar as contribuições no cenário educacional e social. Onde aplicar a aprendizagem a um método mais lúdico, pode favorecer para que a criança sinta vontade de participar, e assim desenvolver suas capacidades. Além de agregar conhecimentos que serão desenvolvidos no decorrer das aulas, favorecendo assim, um ambiente prazeroso e interativo. O lúdico também pode estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas, onde o aluno poderá usar a imaginação, a criatividade, contribuindo assim para a construção do conhecimento, onde o professor irá utilizar materiais e brincadeiras como uma ferramenta de chamar a atenção dos alunos, para que eles possam participar e assim contribuir para o seu processo de ensino aprendizagem. Onde propor um método mais dinâmico e criativo, pode ajudar tanto os alunos como o professor, que irá envolver a turma, deixando-os cada vez mais animados, interessados e participativos nas aulas. Mostrando que as brincadeiras relacionadas com a aprendizagem é um fator importante, que faz perceber que a brincadeira tem o seu valor na contribuição da aprendizagem e ela não é só uma forma de diversão, basta apenas definir o objetivo dela na sala de aula, se for utilizada de uma maneira que contribua para a aprendizagem dos alunos ela irá favorecer cada vez mais o desempenho da turma, favorecendo assim, para um ambiente acolhedor, onde as crianças possam ter um bom convívio com seus colegas, onde dessa maneira todos possam estar sempre se ajudando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luiz do Nascimento Neto, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Joenildo Junior, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Referências

FRIEDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil, observação, adequação e inclusão. 1. ed. São Paulo:Moderna,2012.

FANTACHOLI, Fabiane das Neves. A Importância do Brincar na Educação Infantil.2009. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar- na-educacao-infantil.htm. Acesso em: 04 de Maio 2023.

JESUS, Ana Cristina Souza. Como aplicar jogos e brincadeiras na educação infantil. 1.ed. Rio de Janeiro:Brasport,2010.

LUDICIDADE. In: Dicio, Dicionário Online de Português. 7Graus, C2023. Disponível em: www.dicio.com.br/ludicidade/. Acesso em: 02 de Maio de 2023.

SOUSA, Priscila. Ludicidade.In: Conceito.de, C2023. Disponível em: https://conceito.de/ludicidade. Acesso em: 06 de Setembro de 2023.

PERNAMBUCO, Governo do estado de pernambuco. Secretaria de Educação e Esportes. Curriculo de Pernambuco Ensino Fundamental. 2019. Disponível em: http://www.afogadosdaingazeira.pe.gov.br/selecao-simplificada/CURRICULO-DE- PERNA MBUCO-ENSINO-FUNDAMENTAL.pdf. Acesso em: 02 de maio 2023.

PEREIRA, Drielle Rodrigues; SOUZA, Benedita Severiana. A Contribuição dos Jogos e Brincadeiras no processo de Ensino-Aprendizagem de Crianças de um CMEI na Cidade de Teresina, 2015. Disponível em: 2730(ufpi.br). Acesso em 09/10/2023.

SOUZA, Marcos L. Práticas Lúdicas Na Educação Infantil. 1.ed. Santa Catarina:Clube de autores,2018.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos