Poesia e letramento Literário no Ensino Fundamental

Autores

  • Ginete Cavalcante Nunes

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i1.391

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Letramento literário, Poemas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas considerações a respeito do trabalho em sala de aula com a poesia e quão significativo pode ser o trabalho com esse gênero, pois, na maioria das vezes o poema acaba sendo trabalhado , como pretexto para análise gramatical ou questionamentos sobre seu aspecto formal .Para discorremos sobre o tema temos como base teórica os trabalhos de Bosi (1977 e 1996), Bakhtin (1997), Barthes(1988),Cosson(2006 e 2014) Cunha (2012), Eagleton (2006), Jouve (2012), Lajolo (1982 e 2000), Pinheiro(2002), Sorrenti (2007), Todorov(2009), Zilberman (1988 e 2003), Zumthor (2007), entre outros,na perspectiva de promover estratégias que aprimorem o ensino da Literatura e de propor livros que despertem o interesse dos alunos pela leitura, este texto justifica-se por tornar possíveis percepções sobre questões do ensino do poema  e práticas docentes em literatura mais precisamente com o trabalho com o texto literário, pois este transgride normas, desconstrói a própria linguagem e inaugura mundos possíveis, por meio da transfiguração do real e que desta maneira nos inagamos:Como o uso dos poemas pode influenciar e promover a leitura literária dos alunos do 9º ano do ensino fundamental? Nosso interesse em investigar o referido assunto também justifica-se pela tentativa de contribuir com os debates a respeito do uso de textos literários e dos livros didáticos de Português no ensino de literatura, promovendo assim o letramento literário, práticas estas norteadas por relações muito complexas, que carecem de estudos, reflexões e discussões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOSI, Alfredo. Leitura de poesia. São Paulo: Editora Ática, 1996.

_________, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, Ed.da Universidade de São Paulo,1977.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Lisboa: Edições 70, 1988.

_________, Roland. Aula.São Paulo: Cultrix,1978.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (1ª à 4ª séries) – Volume 2 - Brasília: Ministério da Educação, 1997.

CALVINO, Ítalo. “Por que Ler os Clássicos”. In:______________. Por que Ler os Clássicos.São Paulo: Cia das Letras, 1993. p. 9-16.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática – São Paulo: Contexto, 2006.

____________ .(2014).Círculos de leitura e letramento literário.São Paulo:Contexto,2014.

COUTINHO, Afrânio. Que é literatura e como ensiná-la. In: ________. Notas de teoria literária. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. p. 8-15.

CUNHA, Leo (Org.). Poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas. Curitiba: Piá, 2012.152 p.

DRUMOND DE ANDRADE, Carlos. Procura da Poesia. In Poesia Completa & Prosa, 4ª ed. Rio de Janeiro, Nova Aguillar, 1977.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura – Uma introdução.São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GERALDI,Wanderley João (org.).O texto na sala de aula .São Paulo:Ática,2004.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social.4.ed São Paulo: Atlas, 1994.

____________GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

JOUVE, Vicente. Por que estudar Literatura?. São Paulo: Parábola, 2012.

LAJOLO, M. Usos e abusos da literatura na escola: Bilac e a literatura escolar na república velha. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 1982.

______________LAJOLO, Marisa. Do mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. São Paulo: Ática,2000.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.

_______________MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007.

MOREIRA,HERIVELTON.Metodologia da pesquisa para o professor pesquisadorLuiz Gonzaga Caleffe.-2.ed.-Rio de Janeiro:Lamparina,2008.

PAZ, de Octavio. O arco e a lira.Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1982.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª Ed.João Pessoa: Idéia, 2002.

POUND, Ezra. ABC da Literatura. Tradução de: Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2006.

PROENÇA FILHO, Domício. A Linguagem Literária. São Paulo: Ática, 2007

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TAVARES, D.S.S. Da leitura da poesia à poesia da leitura: a contribuição da poesia para o Ensino Médio.300f.Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte,Natal,2007.

TODOROV, Tzvetan. A Literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

WAITZ, Inês Regina. “O ensino da literatura e seu espaço de formação” In: Revista de Educação. N. 9, vol. IX, 143 (outubro 2006). Valinhos: AESA, 2006.

ZAPPONE, Mirian H. Y. Modelos de letramento literário e ensino da literatura: problemas e perspectivas. Revista Teoria e Prática da Educação.

v. 11, n. 1, p. 46-60, jan.∕abr. 2008.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Ed. Contexto,1988.

______________ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Gobal,2003.

ZILBERMAN, R.; SILVA, Ezequiel T. (Org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988.

ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura.Tradução de Jeruza Pires e Suely Fenerich.2.ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2016-04-09

Edição

Seção

Comment