O Papel das Artes Visuais e sua Importância na Educação Infantil

Autores

  • Juliana Agostinho de Jesus Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Débora Benício Alves Oliveira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3908

Palavras-chave:

Artes visuais, Educação Infantil, Aprendizagem, Ensino

Resumo

O presente artigo ressalta o desenvolvimento das artes visuais na Educação Infantil, mostrando que a Arte é sim de grande relevância para o crescimento dos pequenos em todos os aspectos. Sem dúvidas, as Artes Visuais fazem parte do cotidiano de cada criança. Elas trazem consigo uma bagagem de casa, pois os pais, de alguma maneira, passaram algo que envolva o campo artístico. Essa pesquisa evidencia que todas essas linguagens são formas da criança se expressar e se comunicar. Independente do auxílio de um profissional, ela vai demonstrar seu lado artístico, expressando-se naturalmente. Considerando que cada criança é única, é necessário conhecer aspectos singulares de cada uma delas para compreender o caminho certo para atingir os objetivos pretendidos. Esse tipo de trabalho que valoriza a individualidade da criança, bem como a sua forma de ver e interpretar o mundo, contribui para oportunizar momentos de pequenas atividades relacionadas às Artes Visuais de forma que ela se sinta livre ao realizá-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Agostinho de Jesus, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Débora Benício Alves Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2008. p.71.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: versão preliminar segunda versão. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em: 20 de setembro de 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Pintando, bordando rasgando, desenhando e mesclando na Educação Infantil. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2009, p. 9-36.

Oliveira, M. (2017). A Educação Artística para o desenvolvimento da Cidadania Atividades Integradoras para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Viseu: Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual - APECV

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Comment