A Importância dos Toantes Sagrados como Ludicidade na Perspectiva da Educação Escolar Infantil Indígena
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3902Palavras-chave:
Educação escolar indígena, alfabetização infantil, culturaResumo
O presente trabalho trata de uma pesquisa bastante aprofundada sobre o tema: A importância dos Toantes sagrados como lúdico na perspectiva da Educação Infantil nas escolas indígenas. Este é um tema voltado para a compreensão de como ocorrem as metodologias e práticas pedagógicas através dos Toantes indígenas dentro da sala de aula. Sabemos que a cultura indígena é bastante diversificada as práticas culturais dos povos indígenas é bastante diversificada carregam significados místicos que selam a união da Aldeia e de seus povos. Dentre as práticas culturais existe a dança do coco, a dança da palma, a dança do toré dentre outras. Todas essas manifestações são acompanhadas dos tons a qual eles caracterizam como Toantes/ e ou Rituais sagrado. O estudo tem como objetivo investigar as práticas metodológicas de professores em relação aos toantes indígena como forma de ludicidade para alfabetizar crianças, visto que a musicalidade como ferramenta lúdica para a alfabetização infantil é uma das melhores estratégias como prática pedagógica para estabelecer o que está sendo trabalhado de forma descontraída. Contudo, pouco se fala sobre esta metodologia em termos de toantes sagrados indígenas dentro de suas respectivas escolas, ou se ela realmente existe em termos de alfabetização entre as crianças indígenas. As bases legais que constituem a educação escolar indígena são permeadas pela Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, resolução de 1999 e Decreto Presidencial de 2004, esse processo legislativo teve como objetivo assegurar e garantir o direito à diferença étnica, ou seja, ensinar os Curumins (crianças) a ler e escrever por meio de toantes sagrados é um método diferenciado que afirma suas identidades, resgata sua cultura e também gera aprendizado.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza. D.A. André. Etnografia da prática escolar/e ISBN 978-85-308-1058-0. © M.R. Cornacchia Livraria e Editora Ltda. – Papirus Editora
BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
BRASIL. Lei 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
MILLER, Daniel; SINANAN, Jolynna. Visualising Facebook. London: UCL Press, 2017. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt1mtz51h
SILVA, Maria Pereira Silva. A música como experiência intercultural na vida de jovens indígenas do IFPA/CRMB: um estudo a partir de entrevistas narrativas. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação Música em Contexto. Universidade de Brasília, 2015.
SILVA, Dorca dos Santos Vieira. A música na educação infantil: refletindo concepções e práticas. João Pessoa: UFPB, 2017.
SILVA, Marcus Venícius Alves Silva et al. Música indígena em sala de aula: legislação e prática docente de professores de música do Ensino Fundamental em tempos de crise / XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos Campo Grande/MS - 2019
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geovana de Souza Oliveira, Débora Benício Alves de Oliveira, Maricélia Félix Andrade Bringel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.