A Importância dos Toantes Sagrados como Ludicidade na Perspectiva da Educação Escolar Infantil Indígena

Autores

  • Geovana de Souza Oliveira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Débora Benício Alves de Oliveira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maricélia Félix Andrade Bringel Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3902

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, alfabetização infantil, cultura

Resumo

O presente trabalho trata de uma pesquisa bastante aprofundada sobre o tema: A importância dos Toantes sagrados como lúdico na perspectiva da Educação Infantil nas escolas indígenas. Este é um tema voltado para a compreensão de como ocorrem as metodologias e práticas pedagógicas através dos Toantes indígenas dentro da sala de aula. Sabemos que a cultura indígena é bastante diversificada as práticas culturais dos povos indígenas é bastante diversificada carregam significados místicos que selam a união da Aldeia e de seus povos. Dentre as práticas culturais existe a dança do coco, a dança da palma, a dança do toré dentre outras.  Todas essas manifestações são acompanhadas dos tons a qual eles caracterizam como Toantes/ e ou Rituais sagrado.  O estudo tem como objetivo investigar as práticas metodológicas de professores em relação aos toantes indígena como forma de ludicidade para alfabetizar crianças, visto que a musicalidade como ferramenta lúdica para a alfabetização infantil é uma das melhores estratégias como prática pedagógica para estabelecer o que está sendo trabalhado de forma descontraída. Contudo, pouco se fala sobre esta metodologia em termos de toantes sagrados indígenas dentro de suas respectivas escolas, ou se ela realmente existe em termos de alfabetização entre as crianças indígenas. As bases legais que constituem a educação escolar indígena são permeadas pela Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, resolução de 1999 e Decreto Presidencial de 2004, esse processo legislativo teve como objetivo assegurar e garantir o direito à diferença étnica, ou seja, ensinar os Curumins (crianças) a ler e escrever por meio de toantes sagrados é um método diferenciado que afirma suas identidades, resgata sua cultura e também gera aprendizado.

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Biografia do Autor

Geovana de Souza Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Débora Benício Alves de Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

 

Maricélia Félix Andrade Bringel, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

 

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Referências

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos