Projeto Político Pedagógico no Contexto da Gestão Escolar das Escolas Municipais de Banabuiú - Ceará

Autores

  • Maria Rejane da Silva Universidad San Carlos
  • Osvaldo Arsênio Villalba Universidad San Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3866

Palavras-chave:

Educação, Projeto Político Pedagógico, Participação, Escola, Democracia

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar quais escolas estão empenhadas na execução do Projeto Político Pedagógico como instrumento de gestão participativa que provoque mudanças e inovações na organização escolar na sua globalidade. Assim, se fez necessário: descrever a participação dos segmentos na elaboração do projeto político pedagógico das escolas públicas da rede municipal de ensino de Banabuiú – Ceará; averiguar se o Projeto Político Pedagógico é realmente utilizado no planejamento das ações educativas pelas escolas; verificar se o Projeto Político Pedagógico está sendo revisto para atender as reais necessidades da escola e; descrever as principais dificuldades que surgiram no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico. A amostra da pesquisa foi composta por todos os gestores (diretores administrativos e coordenadores pedagógicos) do município de Banabuiú no ano de 2014, por três professores, um pai de alunos, um aluno e um funcionário de cada uma das doze escolas da rede, sendo realizada no período de agosto a novembro de 2014. As categorias foram apresentadas através de gráficos para melhor compreensão dos resultados da pesquisa. Considera-se que se faz necessário desenvolver um trabalho cotidiano e sistemático que possibilite aos diferentes agentes envolvidos no cotidiano educacional uma reflexão sobre os princípios que tangem à gestão democrática, para que o projeto político pedagógico seja construído coletivamente.

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Biografia do Autor

Maria Rejane da Silva, Universidad San Carlos

Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos. Professora da Prefeitura Municipal de Banabuiú.

Osvaldo Arsênio Villalba, Universidad San Carlos

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação da Universidad San Carlos –PY.

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Publicado

2023-10-31

Edição

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Artigos