O Desempenho do Coordenador Pedagógico frente à Execução do Projeto Político Pedagógico da Escola

Autores

  • Ivonete Maria de Souza Sampaio Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Raimundo Edilberto Moreira Lopes Universidade San Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3843

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Projeto Político, Pedagógico, Prática docente

Resumo

Um papel relativamente novo na conjuntura da educação brasileira, a função do Coordenador Pedagógico caracteriza-se pelo acompanhamento a prática dos professores, oferecendo-lhes condições para que trabalhem de modo a garantir a aprendizagem do aluno e se constituindo como mediador entre o trabalho docente e o Projeto Político Pedagógico da Escola. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo pesquisar como se concretiza na prática escolar o papel do Coordenador Pedagógico frente à efetivação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. O trabalho foca, no primeiro momento, o contexto histórico do surgimento da figura do coordenador pedagógico no âmbito escolar brasileiro, destacando desde a Primeira República quando surgiu o papel de inspetor até a expansão do ensino nos anos de 1950 que impulsionou necessidade da Supervisão Escolar separada da inspeção. Prosseguindo com a análise histórica o trabalho faz uma abordagem das principais modificações no papel desse profissional, as exigências de formação conforme a configuração da educação e de seus agentes em distintos momentos históricos da realidade educacional brasileira onde enfatiza no âmbito da noção de gestão democrática da escola o papel do coordenador pedagógico como articulador do Projeto Político Pedagógico e sua importância na orientação da prática docente, se constituindo como mediador entre a referida prática e o que vem proposto no Projeto Político Pedagógico da escola. Partindo do pressuposto que a dinâmica escolar e o cotidiano de trabalho do coordenador pedagógico muitas vezes são perpassados por eventos imediatos e imprevistos e por questões de ordem burocrática, o que acaba por desviar a função da equipe pedagógica para as tarefas imediatistas e burocráticas administrativas, buscou-se compreender como ocorre na realidade escolar essa função mediadora do coordenador pedagógico. para tanto, foram entrevistadas três coordenadoras pedagógicas em três diferentes escolas, de modo a analisar as implicações do trabalho do trabalho do coordenador pedagógico no desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola. como resultado da pesquisa desenvolvida é possível perceber o distanciamento do coordenador pedagógico das funções de acompanhamento das práticas pedagógicas, inclusive aquelas que concorrem diretamente para efetivação do PPP da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonete Maria de Souza Sampaio, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela UECE.  Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurius. Docente do Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa.

Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Universidade San Carlos

Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos -PY. Especialista em Química e Biologia pela Universidade Regional do Cariri – URCA; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA; Graduado em Ciências com habilitação Química e Biologia pela Universidade Estadual do Ceará, UECE; Engenheiro Civil graduado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau, UNINASSAU; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade EDUCAMINAS. Docente efetivo da rede pública municipal e estadual em Banabuiú-CE.

Referências

AGUIAR, Márcia Angela da S. et al . Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a10v2796.pdf Acesso em: 23 jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300010

ANFOPE. Documentos Finais do VI, VII, VIII, IX e X Encontros Nacionais da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, 1992 a 2000.

BOGDAN, Robert C; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em 16 out. 2017.

BRASIL. Ministério de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constuicao/constitui%C3%A7ao.htm> Acesso em 16 out. 2017.

BRUNO Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA Laurinda Ramalho de; CHRSITOV Luiza Helena da Silva. O coordenador pedagógico e a formação docente. 13. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

CLEMENTI, Nilba. A voz dos outros e a nossa voz. In.: ALMEIDA, Laurinda R., PLACCO, Vera Maria N. de S. O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

DIOGO, Fernando. Por um projeto educativo de rede. Lisboa: Asa, 1998

FREIRE, Paulo. Considerações em torno do ato crítico de estudar. In: FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. p. 9-12.

______. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 35ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo. Atlas, 2010.

GOMES, Gilmária Henllen G.; AMORIM, Liromaria Maria de; RODRIGUES, Micaelle N. D.; BARBOSA, Jailma dos S.; OLIVEIRA, Gislene Farias de. Webqueste mobile-learningcomo métodos pedagógicos de ensino e aprendizagem: um novo olhar?. Id on Line Revista de Psicologia, 2018, vol.12, n.41, p.154-168. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1207

GUIMARÃES, A.A.; VILLELA, F.C.B. O professor-coordenador e as atividades de início de ano. In: BRUNO, E.B.; ALMEIDA, L.R.; CHRISTOV, L.H.S. (orgs.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Edições Loyola, 2000, p. 37-54.

LEITE, S.A.S. Desenvolvimento profissional do professor: desafios institucionais. In: AZZI, R.G.; BATISTA, S.H.S.S.; SADALLA, A.M.F.A. (Orgs.). Formação de professores: discutindo o ensino de Psicologia. Campinas: Alínea, 2000, 39-66.

LIMA, Elma Corrêa de; ALARCÃO, Isabel; FERREIRA, Naura Syria Carapeto RANGEL, Mary (Org.). Supervisão Pedagógica-Princípios e práticas. 8. Ed. São Paulo: Campinas, 2001. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

MACIEL, Maria J. C. Docência como base da pedagogia ou pedagogia como base da docência? Por uma inversão de lógica. In: ALBUQUERQUE, L. B (Org.) Currículos Contemporâneos – Formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Cientifica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

NÓVOA, Antônio. O Professor Pesquisador e Reflexivo. In: Salto para o Futuro. Entrevista concedida em 13 de setembro 2001.

PIMENTA, Selma G. "Panorama atual da didática no quadro das ciências da educação: Educação, pedagogia e didática". In: PIMENTA, Selma G. (coord.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1998.

PIMENTA, Selma G. O Pedagogo da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1998.

RANGEL, Mary. Considerações Sobre o Papel do Supervisor como Especialista Em Educação na América Latina. In: JÚNIOR, Celestino Alves da Silva; RANGEL, Mary (orgs.) Nove Olhares Sobre a Supervisão. 14. ed. São Paulo: Campinas, 2008.

SAVIANI, Dermeval. A Supervisão Educacional em Perspectiva Histórica: da função à profissão da ideia. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto. (org.) Supervisão Educacional para uma Escola de Qualidade: formação à ação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

SILVA, Fabiana dos Santos Franco da. A identidade do pedagogo e as novas diretrizes curriculares de pedagogia. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Pedagogia2/aidentpedagdiretrizesped.pdf. Acesso em 13 de outubro de 2017

TORRES, S.R. 1994. Ouvir/Falar: Um exercício necessário na interação de docentes e não-docentes. São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, 1994, p.227.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Sobre o Papel da Supervisão Educacional Coordenação Pedagógica. In: VASCONCELOS (org.) Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2009.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

Artigos