Empresas Juniores no Brasil: Uma Análise do Impacto na Formação de Estudantes e na Consultoria Empresarial
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3840Palavras-chave:
Formação de Estudantes, Empresas Juniores, Consultoria EmpresarialResumo
Este trabalho busca explorar a interseção entre as Empresas Juniores (EJs) e o setor de consultoria empresarial no contexto brasileiro. Considerando o crescimento significativo das EJs nas últimas décadas e seu potencial para desenvolver habilidades e promover o empreendedorismo entre estudantes universitários, a pesquisa examina de que maneira essas organizações podem contribuir para o avanço do campo de consultoria empresarial no Brasil. O estudo analisa desafios, oportunidades e impactos das EJs na consultoria empresarial, bem como seu papel na formação de profissionais qualificados e no desenvolvimento de soluções para as empresas. Para tanto, utilizou-se a revisão de literatura em uma pesquisa qualitativa, onde ficou evidenciada a importância das EJs como rica oportunidade para os alunos aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos na vida acadêmica, como fonte de preparação eficaz para o mercado de trabalho.
Downloads
Referências
ALMEIDA, F. O papel das Empresas Juniores no desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Tese de doutorado, Universidade Federal de Brasília, 2018.
BRITO, Kátia Daniele Dutra; SOARES, Maria Alinele Lucena; FEITOSA, Lílian Cavalcante; MELO, Sabrina Suerli Lucena; SOUZA, Francisca Cristiane Gomes de; OLIVEIRA, Gislene Farias de.Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior. Id on Line Rev.Mult. Psic., Outubro/2020, vol.15, n.52, p.746-764. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2754
CAVALCANTE, L. (2017). Empreendedorismo Universitário: O Caso das Empresas Juniores no Brasil. Editora CRV.
DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor. Cultura, 2003.
KERR, W. R. Empreendedorismo na Prática: Mitos e Verdades do Empreendedor de Sucesso. HSM Editora, 2016.
LIMA, M. A. Consultoria Empresarial: Conceitos e Práticas. Atlas, 2019.
PEREIRA, L. S., e SANTOS, M. A. Desenvolvimento de habilidades interpessoais em estudantes universitários por meio da participação em Empresas Juniores. Revista Brasileira de Desenvolvimento Empresarial, 2019, 12(4), 57-71.
Santos, R. Empresas Juniores no Brasil: A Contribuição Para o Empreendedorismo e o Mercado de Trabalho. Novas Edições Acadêmicas, 2018.
SANTOS, R., et al. Empresas Juniores e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2017, 6(2), 25-38.
SILVA, M. S., e Oliveira, C. O impacto das atividades sociais das Empresas Juniores na formação de cidadãos responsáveis. Revista de Responsabilidade Social, 2019, 10(1), 45-58.
SOUZA, A. P., & COSTA, J. Impacto das Empresas Juniores na empregabilidade dos estudantes universitários. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2020, 9(1), 105-120. DOI: https://doi.org/10.29327/237867.6.2-3
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paulo Sérgio Junior, Pedro Henrique de Pádua Silva Santos, Vinícius Oliveira Rodrigues, Jailza do Nascimento Tomaz Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.