A Complexidade do Autismo: Da Genética ao Comportamento, da Conscientização à Inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3831

Palavras-chave:

Autismo, Mutação Genética, Conectividade, Comportamento Social

Resumo

O presente artigo tem por objetivo abordar importantes aspetos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) desde o início da vida, de forma a se perceber que o comportamento atípico daquela criança é reflexo de um cérebro que funciona de uma forma diferente. Há um crescente número de diagnósticos em todo o mundo, o que pode indicar que professoras.es podem ter, em algum momento, ao menos um aluno com TEA em sua sala de aula. Relativamente ao método, foi feita uma revisão narrativa com pesquisa de artigos em diferentes motores de busca, utilizando palavras-chaves e termos pertinentes ao tema. Apesar da etiologia não definida, há evidências sobre as variantes herdadas e de novo, que acabam por causar alterações no neurodesenvolvimento e refletem-se nos comportamentos atípicos. Conclui-se que o amplo conhecimento sobre o TEA é fundamental para a.o professora.or compreender e apoiar a criança no processo de inclusão.

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Biografia do Autor

Andréa Martins Pedreira-Oliveira, Faculdades Integradas do Brasil

Percurso Profissional:

UNIFUTURO – Faculdades Integradas do Brasil (João Pessoa-PB)

Mai. 2023 e atualmente:

Professora Convidada – Disciplinas de Emotologia e Neurociências na Educação 

Instituto Europeu de Estudos Superiores (Portugal)

Dez 2020 a Fev 2023

Técnica Superior - Exerceu as funções de assistente de pesquisa no Gabinete de Infância.

Percurso Acadêmico/Formativo

Instituto Europeu de Estudos Superiores (Portugal)

  • Mestrado em Educação com foco em Neurociência – Nov 2020 a Fev 2023

Faculdade de Humanidades Pedro II - Rio de Janeiro

  • Licenciatura e Bacharel em Psicologia – 1989 a 1992
  • Especialização Clínica – 1993

Instituto Politécnico do Porto (Portugal)

  • Sistemas de E-Learning Aplicados a UCS do Ensino Superior – 2022

Gabinete de Projetos e Internacionalização da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)

  • Curso “Do Modelo Pedagógico à Estrutura Inovadora de Apresentação de Conteúdos em EAD” – 2022

Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação – Instituto Europeu de Estudos Superiores (Portugal)

  • Curso de Estatística e Apoio à Investigação com SPSS – 2021

 Universidade Federal do Rio Grande do Sul

  • Curso de Neurociência Integrativa – 2021

Instituto Técnico de Inovação (Portugal)

  • Gestão de Conflitos - 2020

IEFP (Portugal)

  • Desenvolvimento Psicológico Saudável - 2023
  • Empreendedorismo e Gestão de Projetos – 2018

 

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Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão