Esgotamento Psicológico no Trabalho: uma análise sob a ótica da Síndrome de Burnout em Professores do Ensino Fundamental

Autores

  • Quenia Lanusse da Silva Universidade Federal do Ceará - UFCA/CE
  • Thiago Félix de Almeida Menezes
  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i1.383

Palavras-chave:

Burnout. Professor. Qualidade de vida.

Resumo

Este artigo teve como finalidade avaliar a ocorrência da síndrome de Burnout nos Professores do Ensino Fundamental, do Colégio da Polícia Militar (CPM) no Vale do São Francisco. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e empregado o questionário MBI-ED-Maslash Burnout Inventory - Educators Survey (MASLACH; JACKON; LEITER, 1996), versão para professores, com adaptação para uso no Brasil. A pesquisa foi realizada no CPM Alfredo Vianna, localizado em Juazeiro-Bahia. Foi identificado que todos os professores apresentaram indícios de Burnout, devido principalmente à alta carga horária de trabalho e o estresse diário em sala de aula. Este resultado é preocupante, visto que os professores têm no máximo 10 anos de serviço e ainda terão muitos anos de trabalho. É imprescindível a necessidade de transformação na rotina desses profissionais, como diminuição na carga horária e incentivo para capacitações para diminuição do nível de tensão e estresse. Ao mesmo tempo é importante que cada professor procure profissionais capacitados para auxiliarem a prevenir o agravamento dos sintomas, aprimorando a qualidade no seu desempenho profissional e a sua qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Quenia Lanusse da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFCA/CE

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Referências

ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 2008.

BATISTA, J. B. V. Síndrome de Burnout em professores do ensino fundamental: um problema de saúde pública não percebido. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Centro de pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife - PE. 2010.

BATISTA, J. B. V., CARLOTTO, M. S., COUTINHO, A. S., AUGUSTO, L. G. da S. Prevalência da Síndrome de Burnout e fatores sociodemográficos e laborais em professores de escolas municipais da cidade de João Pessoa, PB. Revista Brasileira de Epidemiologia, 13(3), 502-512, 2010.

BOCK, V. R., SARRIERA, J. C. O grupo operativo intervindo na Síndrome de Burnout. Psicologia escolar e educacional, 10(1), 31-39, 2006.

BONTEMPO, X. F. Nível de síndrome de adotamiento em médicos, enfermeras y paramédicos. Revista Mex de Puericultura y Pediatria. v. 6, n.2, p. 252-260, 1999.

CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout em Professores: Prevalência e Fatores Associados. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, Out-Dez 2011, Vol. 27 n. 4, pp. 403-410.

CARLOTTO, M. S., CÂMARA, S. G. Análise da produção científica sobre a Síndrome de Burnout no Brasil. Psico-PUCRS, 39(2), 152-158, 2008.

CARLOTTO, M. S. C. A síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 7, n. 1, p. 21-29, jan./jun. 2002.

CODO, W., SAMPAIO, J. J. C., HITOMI, A. H. Indivíduo, Trabalho e Sofrimento: uma abordagem interdisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1993.

CODO, W.; VASQUES-MENEZES,I. V. O que é Burnout? In: Codo (coord.) 1999. Educação carinho e trabalho. Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. Petrópolis: Vozes, CNTE e UNB. 1999. p.237-254.

ESTEVE, J..M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: EDUSC, 1999.

ETZIN, D. (1987). Burning out in management: a comparison of woman and men in matched organizational positions. Israel Social Science Research, 5, 1&2, 147-163.

FARBER, B. A. (1999). Inconsequentiality – The key to understanding teacher Burnout. Em Vanderbergue, R. & Huberman, M. A. (Eds.), Understanding and preventing teacher Burnout: a source book of international practice and research (pp.159).

FIGUEROA, J. F.; VELIZ-CAQUIAS, R. E. El Síndrome de quemazón y el ambiente de trabajo em uma muestra de enfermeras psiquiátricas. Rev. Ciencias de la Conducta. n. 3, p. 101-121, 1992.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JBEILI, C. Síndrome de Burnout: Identificação, tratamento e prevenção. Cartilha informativa de prevenção à Síndrome de Burnout em professores, Brasília-DF, 2008.

LEITE, M DE P. SOUZA, A. N. de. Condições do trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil-Estado da Arte. São Paulo: Fundacentro/Unicamp, 2007.

LEVY, G. C. T. de M. Avaliar a síndrome de Burnout em professores da rede pública de ensino. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

LINDBLOM, K. M., LINTON, S. J., FEDELI, C., BRYNGELSSON, I-L. Burnout in the Working Population: Relations to Psychosocial Work Factors. International Journal of Behavioral Medicine, 13(1), 51 – 59, 2006.

LIPP, M. O stress do professor. Campinas: Papirus, 2003.

LOPES, A. P., PONTES, E. A. S. Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particular. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Vol.13, N 2, 275-281, Julho/Dezembro de 2009.

MALAGRIS, L. E. N. Burnout: o profissional em chamas. In: NUNES SOBRINHO, F. de P.; NASSALLA, I. (Orgs.). Pedagogia Institucional: fatores humanos nas organizações. Rio de Janeiro: ZIT Editores, 2004. p. 196-213.

MALLAR, S. C., CAPITÃO, C. G. Burnout e hardiness: Um estudo de evidência de validade. Psico-USF, 9(1), 19-29, 2004.

MANASSERO, M. A., GARCÍA, E., TORRENS, G., RAMIS, C., VÁZQUEZ, A., FERRER, V. A. Burnout en la enseñanza: aspectos atribucionales. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 21(1-2), 89-105, 2005.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MASLACH, C.; JACKSON, S. The Measurement of Experienced Burnout. Journal of Occupational Behavior, 1981.

MASLACH, C.; JACKON, S. E.; LEITER, M. P. Burnout Inventory Manual. Palo Alto, C. A: Consulting Paychologist Press; 1996.

MASLACH, C., LEITER, M. P. Early predictors of job Burnout and engagement. Journal of Applied Psychology, 93(3), 498–512, 2008.

MASLACH, C., SCHAUFELI, W. B. Historical and conceptual development of Burnout. Em W.B. Schaufeli, C. Maslach & T. Marek (Eds.), Professional Burnout: recent developments in theory and research (pp.1-16). New York: Taylor & Francis, 1993.

MORENO-JIMENEZ, B. et al. A avaliação do Burnout em professores. Comparação de instrumentos: CBP-R e MBI-ED. Psicologia em estudo, Maringá, v. 7, n. 1, jan./jun, 2002.

MORENO-JIMÉNEZ, B. Olvido y recuperación de los factores psicosociais en la salud laboral. Archivos de Prevención de Riesgos Laborales, Madrid, v. 3, n. 1, p. 3-4,jan./mar. 2000.

OTERO, L. J. M., SANTIAGO, M. J., GODÁS, A., CASTRO, C., VILLAEDEFRANCOS, E.,

PONTE, D. An integrative approach to Burnout in secondary school teachers: examining the role of student disruptive behavior and disciplinary issues. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 8(2), 259-270, 2008.

REINHOLD, H. H. Burnout. In: LIPP, M. E. N. O stress do professor. Campinas: Papirus, p. 63-80, 2002.

RUBEGA, C. C., PACHECO, D. A formação da mão-de-obra para a indústria química: uma retrospectiva histórica. Ciência & Educação, v. 6, n. 2, p. 151-166, 2000.

SANTANA, Ana Cristina de Araujo Souza. Qualidade de Vida no Trabalho na Percepção dos Servidores do Departamento de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos da Universidade Federal do Vale do São Francisco. 2010. 66. Curso de Pós-Graduação lato sensu: Gestão em Organizações Públicas. Universidade do Vale do São Francisco, Petrolina-PE.

SANTOS, F. L. N., LIMA FILHO, D. L. Mudanças no Trabalho e Adoecer Psíquico na Educação. Universia Rede Universitária, 2005.

SANTOS, H. C. dos. Formação de professores: abordagens conceituais e realidade de algumas práticas realizadas no contexto brasileiro. Revista Estação Científica - Juiz de Fora, nº 09, janeiro – junho / 2013.

SCHAUFELI, W. Evaluación de riesgos psicosociales y prevención del estrés laboral: algunas experiencias holandesas. Revista de Psicologia del Trabajo y de las Organizaciones, Madrid, v. 15, n. 2, p. 147-171, 1999.

SILVA, G. N., CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout: Um estudo com professores da rede pública. Psicologia Escolar Educacional, 7(2), 145-153, 2003.

SILVA, J. P. da, DAMÁSIO, B. F., MELO, S. A., AVELAR, T. A. A. de. Estresse e Burnout em professores. Revista Fórum Identidades. Vol. 3 – p. 75-88 -jan-jun, 2008.

SILVA, M. E. P. Burnout: por que sofrem os professores? Estudos e pesquisas em psicologia. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana-UERJ, 2006.

TEIXEIRA, G. F. Síndrome de Burnout em profissionais da educação: um estudo com professores da rede municipal do ensino fundamental de Rio Grande/RS. Dissertação (Mestrado em Enfermagem/Saúde - Fundação Universidade Federal), Rio Grande/RS, 2007.

TOULABI, Z., RAOUFI, M., ALLAHPOURASHRAF, Y. The Relationship Between Teachers, Happiness and Quality of Working Life. Procedia - Social and Behavioral Sciences,84, 691– 95, 2013.

VALERIO, F. J., AMORIM, C., MOSER, A. M. A síndrome de Burnout em professores de educação física. Revista de Psicologia da IMED, vol. 1, n. 1, p.127-136. 2009

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

2016-04-09

Edição

Seção

Artigos