Fadiga e síndrome de burnout entre professores da educação infantil no município de Barbalha

Autores

  • Raimunda Lucélia Saraiva Fernandes
  • Agrênia Custódio de Lima

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v5i14.38

Palavras-chave:

Síndrome de burnout, Fadiga, Educação infantil

Resumo

A Síndrome de burnout é considerada como um dos principais indicadores de bem-estar subjetivo, sendo avaliada como uma medida geral ou como referência a áreas importantes da vida, a exemplo do trabalho e da família. Este estudo discute a compreensão da Síndrome de Burnout e sua possível associação com a Fadiga em professores da educação infantil. Para a coleta de dados utilizou-se o Inventário de Burnout de Maslash, uma escala de 7 pontos, variando de 0 (nunca) a 6 (todo dia), a Escala de Avaliação da Fadiga um instrumento auto-aplicável com 10 itens, cujas respostas são avaliadas em escala de cinco pontos, variando de 1 (Nunca) a 5 (Sempre) e, uma entrevista semi–estruturada contendo informações sóciodemográficas. Concluímos haver indícios de Síndrome de Burnout e fadiga na amostra estudada, entretanto recomendam-se novos estudos em que possam utilizar um universo maior de sujeitos, inclusive com um maior número de escolas. Acreditamos que estudos futuros que utlizem o argumento em favor da idéia de que as relações sociais podem, de várias formas, promover melhores condições de saúde, podem nos esclarecer mais sobre a temática da Síndrome de Burnout.

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Publicado

2011-01-15

Edição

Seção

Estudo de Caso