O Endomarketing como Ferramenta para a Melhoria na Produtividade dos Colaboradores

Autores

  • Suzana do Nascimento Almeida Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma
  • Thiago Sousa Silva Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i66.3770

Palavras-chave:

Endomarketing, Produtividade, Motivação

Resumo

O antecedente de depressão está associado a desfechos maternos desfavoráveis. O objetivo foi analisar a aderência às prescrições médicas e às recomendações de profissionais de saúde relatadas por gestantes com história prévia de depressão, no Brasil, 2019. Os dados foram extraídos da Pesquisa Nacional de Saúde-2019, um inquérito domiciliar coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Quase 90% das mulheres responderam ter recebido prescrições médicas para tratamento de depressão, mas quase 70% não usaram os medicamentos prescritos. O encaminhamento para profissional especializado foi indicado para 42% (N=24.733) das gestantes. Dentre as mulheres que receberam encaminhamento, quase 20% não conseguiram ir às consultas com o especialista.  Tendo em mente as consequências não negligenciáveis da falta de aderência aos cuidados de saúde mental é crucial incluir o tema na agenda de saúde, criando alternativas para enfrentar os motivos que obrigam as mulheres a renunciar ao tratamento desse importante problema de saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana do Nascimento Almeida , Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma

Acadêmico do curso de Bacharelado em Administração do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma.

Thiago Sousa Silva, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma

Administrador. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, e MBA em Gerenciamento de Projetos. Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma.

Referências

AMARAL, Angélica Silva de et al. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: princípios e fundamentos. Artigo Original: Cadernos da Fucamp, [s. l], v. 20, p. 64-83, 2021.

AMARAL, Dayane Kaytele Goveia; SANTOS, Nilvane Correa dos. Fatores Motivacionais: elementos que estimulam a produtividade do colaborador. Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Brasília-Df, p. 1-30, 27 nov. 2020.

ALVES E CHAGAS, Dayane Kaytele Goveia et al. Fatores Motivacionais: elementos que estimulam a produtividade do colaborador. Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Brasília-Df, p. 1-30, 27 nov. 2020.

BARROS, Gleyson Soares de; SOUSA, Hercilio de Medeiros. Qualidade de vida no trabalho: fatores que influenciam a produtividade nas organizações. R e V I s T A C A M P O D O s A B e R, [s. l], v. 4, p. 32-41, dez. 2018.

BERGAMIN, Dayane Kaytele Goveia et al. Fatores Motivacionais: elementos que estimulam a produtividade do colaborador. Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Brasília-Df, p. 1-30, 27 nov. 2020.

BRUM, Maria Raquel et al. Endomarketing como estratégia de comunicação interna e o impacto na satisfação do cliente interno. Libertas: Revista de Ciências Sociais Aplicadas, Belo Horizonte, v. 10, p. 78-114, jul. 2020.

.......... BRUM,Maria Raquel et al. Endomarketing como estratégia de comunicação interna e o impacto na satisfação do cliente interno. Libertas: Revista de Ciências Sociais Aplicadas, Belo Horizonte, v. 10, p. 78-114, jul. 2020.

BRUM, Talita Aline Prado de. A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA ORGANIZAÇÃO. Fac. Sant’ana em Revista, Ponta Grossa, v. 6, n. 27, p. 1-27,15 ago.2022. Disponível em: https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/index. Acesso em: 15 ago. 2022.

CAVAGNOLLI E MAINO,Leandro Rafael Jales de. A INFLUÊNCIA DO ENDOMARKETING DENTRO DO CLIMA ORGANIZACIONAL. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, p. 1-27, 2021.

CERQUEIRA, Talita Aline Prado de. A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA ORGANIZAÇÃO. Fac. Sant’ana em Revista, Ponta Grossa,v. 6, n.27, p. 1-27,15 ago.2022. Disponível em: https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/index. Acesso em: 15 ago. 2022.

COBRA, Beatriz Monica et al. Impactos do marketing social nas empresas. Business Journal. São Paulo, p. 1-10. 14 mar. 2021. Disponível em: http://www.cognitionis.inf.br/. Acesso em: 14 mar. 2021.

DIAS,Jaqueline de Souza. A CONTRIBUIÇÃO DO ENDOMARKETING NO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL. Fatec Assis, [s. l], p. 1-11, 2021.

FRANÇA, Leandro Rafael Jales de. A INFLUÊNCIA DO ENDOMARKETING DENTRO DO CLIMA ORGANIZACIONAL. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, p. 1-27, 2021.

HUNTER, Alana Leite et al. LIDERANÇA: estilos e influências na produtividade das organizações. Revistavox Metropolitana, [s. l], v. 4, p. 1-10, 17 nov. 2020.

LAS CASAS, Isabela Silva. A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL:um estudo de caso em uma empresa de prestação de serviços em locações e frete de pranchas em paracatum. Centro Universitário Atenas. Paracatu-Mg, 03 dez. 2019. p. 1-34.

LIMA ET AL. , Geisiane Françosa; CODATO, João Marcos. 63NOGUEIRA, G. F.; CODATO, J. M.Rev. Ciênc. Empres. UNIPAR, Umuarama, v. 20, n. 1, p. 63-81, jan./jun. 2019 A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES. Revistas Científicas da Unipar, Parana. DOI: https://doi.org/10.25110/receu.v20i1.6978

LONGENECKER,Isabela Silva. A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL: um estudo de caso em uma empresa de prestação de serviços em locações e frete de pranchas em paracatu-mg. Centro Universitário Atenas. Paracatu – Mg, 03 dez. 2019. p. 1-34.

MARCONI e LAKATOS,Talita Aline Prado de. A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA ORGANIZAÇÃO. Fac. Sant’ana em Revista, Ponta Grossa, v. 6, n.27, p.1-27,15 ago.2022. Disponível em: https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/index. Acesso em: 15 ago. 2022.

MEYER e ALLEN, Jaqueline de Souza. A CONTRIBUIÇÃO DO ENDOMARKETING NO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL. Fatec Assis, [s. l], p. 1-11, 2021.

NETO, Jaqueline de Souza. A CONTRIBUIÇÃO DO ENDOMARKETING NO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL. Fatec Assis, [s. l], p. 1-11, 2021.

PHILIP KOTLER E ARMSTRONG, Eduardo Paneto et al. MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA FIDELIZAR CLIENTES. Gestão Contemporânea, Vila Velha Es, v. 2, p. 58-69, 2012.

SILVA e OLIVEIRA, Thiago de Brito. ADOÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, p. 1-30, 23 jan. 2023.

TELES, Raquel Gonçalves do; MARI, Marcelo Molina. FERRAMENTAS DE ENDOMARKETING PARA A MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL. Facit

Business And Technology Journal. Tocantins, p. 119-131. dez. 2019.

TRIVIÑOS, Juliana dos Santos Silva; CHAGAS, Fernanda da S.; SANTOS, Antonio Marcos dos. Remuneração Estratégica Aliada ao Marketing e Endomarketing. Revista Rh Revista Sustentável, Rio de Janeiro, v. 2, p. 207-226, dez. 2020.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Edição

Seção

Comment