Sustentabilidade em Instituições Federais de Ensino Superior do Consórcio Pernambuco Universitas: A3P e práticas afins
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i66.3765Palavras-chave:
A3P, Instituições de Ensino Superior, Consórcio Universitas Pernambuco, SustentabilidadeResumo
Em decorrência de novos referenciais de sustentabilidade e visão socioambiental presentes nas diretrizes da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), pode-se verificar a adoção de práticas sustentáveis como um meio de levar conscientização à sociedade sobre a preocupação ambiental, que é um dos papéis das Universidades e Institutos Federais de Ensino. Sendo assim, este estudo tem por objetivo conhecer essas práticas, publicizadas nos sites oficiais das IES públicas federais integrantes do Consórcio Pernambuco Universitas. O delineamento metodológico utilizado no presente trabalho é de natureza exploratório-descritiva, com tipo de pesquisa predominantemente qualitativa e pesquisa documental. Como resultados, foi possível perceber que todas as IES observadas possuem algum tipo de compromisso ambiental divulgado, ainda que nem todas tenham aderido à A3P ou tenham divulgado práticas que se adequam aos eixos da Agenda Ambiental, uma vez que a análise partiu da busca por informações nos sites institucionais das IES pesquisadas. A intenção não é esgotar o assunto, e sim provocar o interesse pelo conteúdo, que é amplo e essencial para a preservação do meio ambiente e consequente melhoria na qualidade de vida da população.
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