A Evolução das Mulheres nas Operações Logísticas em uma Empresa de Transporte Ferroviário em Imperatriz – MA

Autores

  • Leiciene Alves Mota Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma
  • Thiago Sousa Silva Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i66.3747

Palavras-chave:

mulheres, mercado de trabalho, logística, transporte ferroviário

Resumo

Este estudo visou demonstrar a importância das mulheres no âmbito logístico, mencionando um pouco da história vivenciada por elas até os dias de hoje, todas as dificuldades enfrentadas, avanços do mercado de trabalho e acima de tudo conquistas percorridas através de muita persistência e lutas por equidade de gênero dentro da organização. No início a logística, era um setor no qual era visto exclusivo para o sexo masculino, e para as mulheres como profissionais era visto como uma resistência perante as empresas, e com o passar dos tempos elas foram conquistando cada vez mais espaço e reconhecimento em atuação dentro do mercado de trabalho. Diante deste contexto, esse trabalho visa constatar a relevância da inserção da mulher dentro das operações logísticas e os benefícios que ela proporciona de forma igualitária aos homens. Para esse proposito foi utilizado o método de pesquisa qualitativo, utilizando como técnica um questionário para coleta de dados por meio da plataforma microsoft forms, desta forma conclui-se como resultado o aumento das mulheres dentro dos cargos logísticos, e a demonstração do espaço que vem sendo conquistado por elas, a fim de mostrar a capacidade de exercer qualquer cargo e mitigar o índice de preconceitos e exclusão contra as mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leiciene Alves Mota, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma

Acadêmico do curso de Bacharelado em Administração do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma.

Thiago Sousa Silva, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma

Professor Orientador. Administrador. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, e MBA em Gerenciamento de Projetos. Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma.

Referências

ANDRADE, Lohayne Menaré de. DESIGUALDADE DE GÊNERO E DIREITO: uma análise da participação feminina na construção da sociedade brasileira. 2022. 30 f.

BALLOU, Ronald H.. Organização da cadeia de suprimentos: logística. In: BALLOU, Ronald H.. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed. São Paulo: Laser House, 2006. Cap. 1. p. 01-59

BONAPARTE, Napoleão. NAPOLEÃO BONAPARTE: a arte da guerra e da liderança. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira S.A, 2021.

__________. Organização da cadeia de suprimentos: logística. In: BALLOU, Ronald H.. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed. São Paulo: Laser House, 2006. Cap. 1. p. 01-595.

BEAUVOIR, Simone de. A mulher desiludida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

CALIL, Léa Elisa Silingowschi. Direito do trabalho da mulher: a questão da igualdade jurídica ante a desigualdade fática. [Sl]: Editora Ltr, 2007.

CELIDONIO, Luiz Eduardo. Mulheres que voam: as primeiras a conquistar os céus. São Paulo: Editora Labrador, 2018.

COLLINS, Gill Whitty. Por que os homens se dão melhor que as mulheres no mercado de trabalho. São Paulo: Autêntica Business, 2022.

CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Ltda, 2004.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Bomtempo, 2016.

DRUCKER, Peter F.. O Líder Do Futuro: visões, estratégias e práticas para uma nova era. Nova Jersey: Futura, 1997. p. 01-316.

FERNANDES, Kleber dos Santos. Logística: fundamentos e processos. Curitiba: Iesde Brasil S.A, 2012. 141 p.

FORTIM, Ivelise; CAMILO, Juliana; AGUERRE, Pedro. Gestão de pessoas: práticas de gestão da diversidade nas organizações. São Paulo: Senac, 2020.

GARCIA, Kátia. Mulheres ganham menos que os homens em todos os cargos e áreas. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/mulheres-ganham-menos-que-os-homens-em-todos-os-cargos-e-areas-diz-pesquisa.ghtml. Acesso em: 05 abr. 2023

GUPY, Mulheres em tecnologia: Cresce a presença feminina nas áreas com maior volume de contratações. 2021. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2021/03/20/mulheres-em-tecnologia-cresce-a-presenca-feminina-nas-areas-com-maior-volume-de-contratacoes.ghtml. Acesso em: 05 abr. 2023.

ROBERT, Half Talent Solutions. Liderança feminina nas organizações. Disponível em: https://www.roberthalf.com.br/blog/gestao-de-talentos/lideranca-feminina-nas-organizacoes-7-acoes-que-ajudam-desenvolve-la-rc. Acesso em: 7 abr. 2023.

SALGADO, Tarcísio Tito. O que é logística? uma sequência ordenada. In: SALGADO, Tarcísio Tito. Logística: práticas, técnicas e processos de melhorias. 3. ed. São Paulo: Senac, 2019. Cap. 1. p. 1-176.

SALLIS, Zoe. Vozes femininas: o que as mulheres mais inspiradoras do mundo têm a dizer. S.L: Astral Cultural, 2020.

STAKE, Robert E. Pesquisa Qualitativa Estudando como as Coisas Funcionam. [Sl]: Penso Editora, 2016.

LIPMAN, Joanne; COSTA, Mabi; NINE, Project. Escute o que ela diz: o que os homens precisam saber (e as mulheres falar) sobre trabalhar juntos. Primavera Editorial, 2019.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Edição

Seção

Estudo de Caso