Lideranças juvenis, capacidade de ação e obstáculos inclusivos em relatório do desenvolvimento das Nações Unidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i66.3730

Palavras-chave:

Capacidades, habilidades, agência, direitos

Resumo

O Relatório sobre o Desenvolvimento Humano para o Mercosul – RDH-M (2009-2010) sistematizou um conjunto de Dados Qualitativos e Quantitativos sobre o modo como os (as) jovens percebem o mundo educacional e o do trabalho. Os elementos subjetivos – extraídos de 295 entrevistas com lideranças juvenis dos quatro países que compunham, efetivamente, o Mercosul em 2010 - possibilitam compreender suas percepções de mundo, suas motivações e perspectivas. Esta é uma pesquisa documental que dá centralidade ao modo como os produtores do RDH-M destacam a visão dos (das) jovens sobre o devir, ou seja, seus medos e esperanças. Os elaboradores do RDH-M demonstram que as expectativas positivas de realização laboral através da escolarização crescente estão muito mais presentes entre os (as) jovens mais abastados. Os mais pobres possuem muitos projetos, expectativas e esperanças, porém, parecem duvidar, mais intensamente, se o cumprimento dos ciclos escolares vai, de fato, garantir êxito no mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

Maria José de Rezende, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP. Professora de Sociologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Mestrado em Rede Nacional Profissionalizante em Ensino de Sociologia (PROFSOCIO).

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Publicado

2023-05-31

Edição

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Artigos