O Uso das Ferramentas na Educação a Distância e o Papel do Tutor

Autores

  • Auderlânia de Oliveira Dias
  • Adriana Maria Simião da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.373

Palavras-chave:

Ferramentas. Educação a Distancia. Professor x Tutor

Resumo

RESUMO:

Este artigo busca apresentar a importância do papel do professor-tutor na modalidade à distância e as ferramentas que a acompanha, considerando sua experiência vivida no decorrer de sua vida acadêmica. Através do surgimento das novas tecnologias a internet tornou-se um meio propício para a difusão do conhecimento, aumentando a oferta de cursos superiores à distância, nesse contexto o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos através das ferramentas, por isso propomos neste artigo reflexões que abordem a importância do professor-tutor nessa modalidade, destacando suas principais características e funções e as ferramentas utilizadas no ensino à distância. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e teve como  objetivo descrever e analisar o sistema de tutoria na Educação a Distância bem como suas ferramentas , destacando o importante trabalho do professor-tutor, averiguando suas características e suas qualidades .Concluiu- se também que com esse estudo, contribuiu para repensar a função dos tutores presenciais e a distância atuantes na modalidade de ensino à distância ,utilizando-se das ferramentas tecnológicas , tendo em vista que, acreditamos ser de fundamental importância a realização de formação inicial e continuada com esses profissionais, pois são eles que mantêm contato direto e diário com os alunos.

 

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Publicado

2016-07-15

Edição

Seção

Artigos