Educação do Campo: Um Estudo de Caso na Escola André Fideles de Araújo situada na Zona Rural de Parnamirim-PE

Autores

  • Ana Karolyna Silva Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Aurenia Pereira de França Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3725

Palavras-chave:

Educação no campo, Educação rural, Educação urbana, Desafios da educação do campo

Resumo

As políticas públicas educacionais brasileiras voltadas para educação no campo tem apresentado grande evolução no decorrer dos últimos anos. Apesar dos avanços, a realidade das escolas campesinas ainda revelam grandes desafios, com demandas pedagógicas, logísticas e infra-estruturais, incluindo-se as condições socioeconômicas dos alunos. Dessa forma o objetivo deste trabalho consistiu-se em analisar o cenário da educação do campo por meio de um estudo realizado na Escola André Fidelis de Araújo, situada no município de Parnamirim-PE. O objetivo foi identificar as dificuldades enfrentadas por seus professores e alunos, levando-se em consideração a observância de alguns aspectos principais: o projeto político pedagógico implementado na instituição, o processo de ensino-aprendizagem, a infraestrutura do ambiente escolar, as classes multisseriadas, a formação dos docentes e as disparidades com relação às escolas urbanas. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo de caráter descritivo exploratório. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, com roteiro semiestruturado, aplicado a uma amostra de duas docentes da instituição. Percebeu-se uma similaridade das respostas entre as duas docentes, sobre a caracterização da escola, bem como realidade da escola do campo de maneira geral. Foi considerado pelas respondentes que, o maior desafio enfrentado pelo corpo docente na Escola do Campo André Fidelis de Araújo são as classes multisseriadas, que tornam o seu trabalho exaustivo e não efetivo quanto a prática pedagógica. Dessa forma, concluiu-se que faz-se necessário, para maior efetividade no processo ensino-aprendizagem,  um currículo integrador, que leve em consideração as necessidades daqueles que vivem no campo, assim como de projetos que tornem este processo assertivo e congruente com a realidade onde é vivenciado.

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Biografia do Autor

Ana Karolyna Silva Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Aurenia Pereira de França, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

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Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigos