Pequenas e Microempresas: Estudo do Papel e das Funções Gerenciais

Autores

  • Luana da Silva Cunha Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA
  • Verislania Silva e Silva Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA
  • Jhonatan Machado Araujo Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA
  • Jailza do Nascimento Tomaz Andrade Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3718

Palavras-chave:

Micro e pequenas empresas, Gestão, Qualidade

Resumo

A capacidade de liderar efetivamente leva à qualidade, melhor desempenho, produtividade e relacionamentos de sucesso e, portanto, maior lucratividade para a organização na qual o líder opera. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o papel e funções gerenciais dos gestores das pequenas e microempresas. Para este fim, foram avaliados o desenvolvimento da capacidade de gestão, os papéis e funções dos gestores, as decisões estratégicas e outros aspectos relevantes. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. Assim, pode-se dizer que é crucial para os gestores de micro e pequenas empresas buscarem conhecimento de fontes internas e externas à organização, pois o conhecimento é uma fonte para a tomada de decisões estratégicas, desenvolvimento de habilidades gerenciais, papéis e funções de liderança, apoio externo e planejamento empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana da Silva Cunha, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA

Graduanda do 8º período em Administração pela Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA

Verislania Silva e Silva, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA

Graduanda do 8º período em Administração pela Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA

Jhonatan Machado Araujo, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA

Graduando do 8º período em Administração pela Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA.

Jailza do Nascimento Tomaz Andrade, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA

Administradora, MBA em gestão empresarial, MBA em metodologia do ensino superior, MBA em Gestão de pessoas, mestre em planejamento e desenvolvimento regional. Docente na Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA.

Referências

ALBANEZ, Tatiana; BONIZIO, Roni Cleber. A contabilidade gerencial como fator condicionante à sobrevivência das micro e pequenas empresas. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC, 2007.

BEUREN, I.M. Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000. Disponível em: <https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3702> Acesso em: 08 de set de 2022.

DITTADI, Jadir Roberto. et al. Práticas gerenciais de micro e pequenas empresas do oeste catarinense. III Congresso de contabilidade da UFRGS, 2018.

EUFRÁSIO F.º, Heronides. Conscientização para Qualidade Total. Revista Correios Hoje, Brasília, ano 1, n.º 02 jan./fev. 2014.

FARAGGI, Michel e CASSARO, Gabriela. Habilidades emocionais - Sua importância para a liderança. Trevisan, junho de 2017 No. 112, p.14-16.

KASSAI, S. As empresas de pequeno porte e a contabilidade. Caderno de Estudos,FIPECAFI, v. 9, n.15.1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-92511997000100004

LACERDA, Joabe Barbosa. A contabilidade como ferramenta gerencial na gestão financeira das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs): Necessidade e aplicabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, v. [s.n], n. 160.2006.

LOPES DE SÁ, Antônio. Como administrar pequenos negócios. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 2014.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MATTAR, Fauze Najib. Artigo: Perfil do líder para o ano 2000. In: www.rh.com.br, 2010a.

MATTOS, Ruy de Alencar. Gestão e Democracia na Empresa. Brasília: Livre 2011.

MINTZBERG, H. As atribuições do administrador, ficção e realidade. Diálogo, v. 10, n. 1,2017.

QUEIROZ, Luziana Maria Nunes de. Investigação do uso da informação contábil na gestão das micros e pequenas empresas da região do Seridó Potiguar. Dissertação de Mestrado (Ciências Contábeis). Programa Multiintitucional e Inter-Regional do Consórcio UnB, UFPB, UFPE e UFRN, Brasília: 2015.

RESNICK, Paul. A bíblia da pequena empresa: como iniciar com segurança sua pequena empresa e ser muito bem-sucedido. Tradução por Maria Cláudia Oliveira Santos. São Paulo, McGraw-Hill, MAKRON Books, 2010.

RUAS, R. Competências gerenciais e aprendizagem nas organizações: uma relação de futuro? Seminário Internacional de Competitividade Baseada no Conhecimento, São Paulo: agosto, 2019.

SALOMON, Stevem. A grande importância da pequena empresa. Rio de Janeiro: Ed. Nórdica, 2002.

SANTOS, V.; BENNERT, P.; FIGUEIREDO, G.H.; BEUREN, I.M. Instrumentos da contabilidade gerencial utilizados pelas micro, pequenas e médias empresas: estudo em uma prestadora de serviços contábeis e seus respectivos clientes. Anais Do Congresso Brasileiro de Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com. br/anais/article/view/3702

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil. Brasília, jul./2019.

STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. Tradução Alves Calado, revisão de conteúdo Agrícola de Souza Bethlem. 6. ed. Rio de Janeiro: PHD, 2009.

SWIERINGA, J.; WIERDSMA, A. La Organización que Aprende. Buenos Aires: 2012.

VIANA, Marco Aurélio. Gente Total. São Paulo: Gente, 1996.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Comment