Desafios das Micro e Pequenas Empresas no Brasil: Uma Análise sobre o Papel do Gestor

Autores

  • Alexandre Leão de Castro Figueiredo Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA
  • Camila Lopes Lima Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA
  • Francisca Jaiara Conceição da Silva Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA
  • Jailza Nascimento Tomaz Andrade Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3717

Palavras-chave:

Micro e pequenas empresas, Gestão, Administração

Resumo

As Micro e Pequenas Empresas são fundamentais para a economia, produzir riquezas e participar de grande parte do Produto Interno Bruto – PIB do Brasil. Entretanto, o mercado é instável e existem inúmeros desafios como a falta de saberes de gestão, inexistência do capital de giro, má gestão de marketing e venda, entre outros que culminam na morte prematura dos empreendimentos. Nesse sentido, questiona-se: qual o papel do gestor no enfrentamento dos desafios das micro e pequenas empresas? Logo, o objetivo da pesquisa é compreender o papel do gestor no enfrentamento dos desafios das micro e pequenas empresas por meio de uma revisão de literatura de artigos, livros, e dados relacionados à temática. Os resultados obtidos apontam que os empresários passam por desafios recorrentes, onde estão relacionados: baixo interesse em cooperar com os concorrentes, não possuem saberes técnicos sobre comercializar, desconhecimento da clientela, passividade em relação à conquista de vantagens competitivas e nenhuma compreensão sobre a importância dos intangíveis nos negócios. Contudo, conclui-se que, o gestor é o agente de enfrentamento às adversidades e fundamental no êxito das micro e pequenas empresas no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Leão de Castro Figueiredo, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA

Graduando de Bacharel em Administração

Camila Lopes Lima, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA

Graduanda de Bacharel em Administração

Francisca Jaiara Conceição da Silva, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA

Graduanda de Bacharel em Administração

Jailza Nascimento Tomaz Andrade, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA

Docente em Administração da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA.

Referências

ALMEIDA, M.C. Auditoria - Um curso moderno e completo. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

AMARO, M.N.; PAIVA, S.M.C. Situação das micro e pequenas empresas. São Paulo, 2002.

ATTIE, W. Auditoria interna. São Paulo: Atlas, 1992

BOENTE, A.; BRAGA, G. P. Metodologia Científica Contemporânea – para universitários e pesquisadores. Rio de Janeiro: Brasport, 2004. p. 79-98.

CERVO, A.L. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CEZARINO, L.O.; CAMPOMAR, M.C. Micro e pequenas empresas: características estruturais e gerenciais. Revista Hispeci & Lema, v. 9, p. 10-12, 2006.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC nº 820 de 17/12/1997. Aprova a NBC T 11 - Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis com Alterações e dá outras providências. 1997. Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=95947>. Acesso em: 30 de set de 2022.

IBGE. Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo. 2022. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/outras-estatisticas-economicas/22649-demografia-das-empresas-e-estatisticas-de-empreendedorismo.html?=&t=resultados>. Acesso em: 30 de set de 2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. As micro e pequenas empresas comerciais e de serviços no Brasil. Coordenação de Serviços e Comércio. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. Disponível em: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/37416602.pdf. Acesso em: 20 de set. de 2022.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

LEMES, A; PISA, B. Administrando micro e pequenas empresas. São Paulo: Elsevier Brasil, 2010.

MATTOS, L. As mudanças organizacionais e seus gestores nas empresas na era da informação. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. Escola brasileira de administração pública e de empresas centro de formação acadêmica e pesquisa curso mestrado executivo, 2012.

NETO, G.H.; DE MELLO LOURENÇÃO, P.T.; OLIVEIRA, E.A.A.Q. Análise do perfil do empreendedor Joseense para implantação de novos negócios e Desenvolvimento Regional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 2, n. 1, 2005.

SANTOS, P.V.S.; DE LIMA, N.V.M. Fatores de impacto para sobrevivência de micro e pequenas empresas (MPEs). Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 3, n. 5, p. 54-77, 2018.

SEBRAE. Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. 2022. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/noticias/micro-e-pequenas-empresas-geram-27-do-pib-do-brasil,ad0fc70646467410VgnVCM2000003c74010aRCRD>. Acesso em: 30 de set de 2022.

SEBRAE. Total de empresas brasileiras - DataSebrae, DataSebrae, disponível em: <https://datasebrae.com.br/totaldeempresas/>. acesso em: 30 set de 2022.

VITÓRIA, M.F.C.; MEIRELES, E. O microempreendedor em tempos de pandemia: uma análise do impacto econômico em cenário de crise. Brazilian Applied Science Review, v. 5, n. 1, p. 313-327, 2021. DOI: https://doi.org/10.34115/basrv5n1-020

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigo de Revisão