Clube Horta Ecológica: Semeando Saberes, Cultivando Conhecimento, Colhendo Sabores

Autores

  • Raimundo Edilberto Moreira Lopes Universidade San Carlos - PY
  • José Vespraziano da Silva Souza Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Jacob Nobre de Oliveira, Banabuiú, Ceará - Brasil.
  • Breno do Nascimento Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Jacob Nobre de Oliveira, Banabuiú, Ceará - Brasil.
  • Karlla Lorena Costa Rodrigues Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Jacob Nobre de Oliveira, Banabuiú, Ceará - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3712

Palavras-chave:

ecologia, protagonismo, comunidade, conhecimento

Resumo

O presente relato discorre sobre uma iniciativa dos alunos do clube horta ecológica da EEMTI Jacob Nobre de Oliveira Benevides com a intenção de promover práticas sustentáveis na instituição de ensino, otimizando os espaços físicos do entorno da escola, promovendo o protagonismo estudantil e otimizando a relação escola e comunidade, além de despertar o interesse dos alunos por projetos ambientais. Buscando inserir dentro da escola a temática educação ambiental, apresentamos o projeto horta ecológica, relacionando as teorias trabalhados em sala de aula com a prática do aluno, como também da comunidade escolar. O referido clube foi formado por alunos das turmas de 2°s anos do ensino médio com o suporte de um professor orientador. Com encontros semanais orientados o projeto foi desenhado e colocado em prática em três ações. Ação I: construção de canteiros com garrafas pets; ação II: preparo e cultivo do solo; ação III: produção de repelentes orgânicos. Foi aplicado questionários com perguntas fechadas para uma amostra de 30 alunos da escola pesquisada, buscando respostas sobre os objetivos propostos. De acordo com os resultados, foi exitoso o Projeto pois despertou nos alunos um maior interesse em construir conhecimento de forma prazerosa oportunizando o protagonismo estudantil e fortalecendo a relação escola e comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Universidade San Carlos - PY

Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos - PY. Especialista em Química e Biologia pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Graduado em Pedagogia com habilitação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; Graduado em Ciências com habilitação Química e Biologia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Engenheiro Civil graduado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade EDUCAMINAS. Professor efetivo da rede pública municipal e estadual. Idealizador e sócio da Escola Politécnica Philum - PhTec, sócio da Faculdade do Sertão Central - FASEC-EaD.

José Vespraziano da Silva Souza, Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Jacob Nobre de Oliveira, Banabuiú, Ceará - Brasil.

Aluno da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Jacob Nobre de Oliveira, Banabuiú, Ceará - Brasil.

Breno do Nascimento, Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Jacob Nobre de Oliveira, Banabuiú, Ceará - Brasil.

Aluno da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Jacob Nobre de Oliveira, Banabuiú, Ceará - Brasil.

Karlla Lorena Costa Rodrigues, Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Jacob Nobre de Oliveira, Banabuiú, Ceará - Brasil.

Aluna da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Jacob Nobre de Oliveira, Banabuiú, Ceará - Brasil.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Brasília: MEC, 2014.

CORRÊA, Anderson Rodrigues – Plantas medicinais: do cultivo, á terapêutica, Petrópolis, RJ: editora Vozes, 1998.

HORTA ESCOLAR, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes – Prefeitura Municipal de Jundiaí, 2003.

MANUAL PARA ESCOLAS – A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis: Brasília 2011.

MORGADO, F. S.; SANTOS, M. A. A. A Horta Escolar na Educação Ambiental e Alimentar: Experiência d Projeto Horta Viva nas Escolas Municipais de Florienópolis. EXTENSIO: Revista Eletrônica de Extenção, Santa Catarina, n. 6, p. 1- 10, 2008.

NEVES, Maria Inês Soares Costa – PROJETO HORTA ESCOLAR/ESCOLA AMBIENTAL DE MOGI DAS CRUZES: 2006

OLIVEIRA, Hugo Robert Silva; JÚNIOR, Rubens Ferreira de Paiva; LIMA, Antonio Alexandre dos Santos; EUZÉBIO, Luan Lucas, BARBOSA, Adriana Frutuoso; II CONEDU Congresso Nacional de Educação – PROJETO DE INTERVENÇÃO: SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA E HORTA ESCOLA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – RN, 2015.

PIMENTA, José Calisto, RODRIGUES, Keila da Silva Maciel - PROJETO HORTA ESCOLA: ações de educação ambiental na escola centro promocional todos os santos de goiânia (GO), 2011.

SANTOS, Odilani Sousa dos, A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA HORTA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, 2014.

SERRANO, C. M. L. Educação Ambiental e consumerismo em Unidades de Ensino Fundamental de Viçosa-MG. 2003. 91f. Tese. (Doutorado em Magister Scientiae) – Programa de Pós Graduação em Ciências Florestal, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.2003.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigos