Melhoria da Qualidade de Vida à Partir de Estudo do Sistema de Drenagem na Cidade de Belém/PA

Autores

  • Leonardo Teles Rodrigues Faculdade Estácio de Belém
  • Matheus Antonio Aranha da Silva Faculdade Estácio de Belém
  • Silene Simão Coelho Faculdade Estácio de Belém

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3711

Palavras-chave:

água, drenagem, usuários, resíduos sólidos, poder público

Resumo

A água é um fator presente na vida do ser humano em todos os momentos de sua existência. O correto manejo da mesma, seja para o abastecimento e o usufruto das necessidades sociais, quer do controle das águas pluviais e afins são desafios presentes em praticamente todas os grandes centros populacionais do mundo. Desta maneira a presente pesquisa objetivou o estudo do Canal da Avenida Doutor Moraes, em Belém/PA, inserido na Bacia Hidrográfica da Estrada Nova para avaliar suas condições de desempenho, o cuidado das autoridades para com este sistema, a responsabilidade dos usuários, e o estado físico e de conservação dos componentes de micro e macrodrenagem do mesmo. O canal corta várias avenidas do Bairro da Batista Campos, ficando bem próximo dos bairros das Cremação e do Jurunas. Os componentes do Canal encontram-se bem conservados devido a certa conscientização dos moradores locais e de agenda bem definida das autoridades competentes que realizam limpezas periódicas no local, além de planeamentos para dragagem do canal que em um certo trecho sofre com o assoreamento. As problemáticas giram em torno apenas de situações pontuais de desrespeito por parte dos usuários que despejam de forma irresponsável os resíduos sólidos residenciais, além de realizarem ligações clandestinas sem o devido cuidado com a estrutura em concreto armado do canal. Por fim observou-se que os sistemas só podem ser preservados com a união e trabalho conjunto do poder público com a população, onde cada um realiza o seu papel diante das responsabilidades para os direitos e deveres possam manter o equilíbrio necessário para o bem-estar da população como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Teles Rodrigues, Faculdade Estácio de Belém

Engenheiro Civil pela Faculdade Estácio de Belém.

Matheus Antonio Aranha da Silva, Faculdade Estácio de Belém

Engenheiro Civil pela Faculdade Estácio de Belém.

Silene Simão Coelho, Faculdade Estácio de Belém

Engenheira Civil pela Faculdade Estácio de Belém.

Referências

CAVALCANTE, Igor Campos da Silva. MAGALHÃES, Cecilia Helena Costa De. GOMES, Ana Beatriz Bastos. CARVALHO, Brenda Gonçalves Piteira. AVALIAÇÃO DA DRENAGEM URBANA NO MUNICÍPIO DE BELÉM/PA: ESTUDO DE CASO DO BAIRRO DE NAZARÉ. Publicação do 3° Congresso Internacional RESAG 2017.

Panorama das Cidades do Brasil. (IBGE). Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/belem/panorama. Acesso em: 12/11/2019.

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ - Mapa de Localização das Bacias Hidrográficas da Cidade de Belém. Disponível em: http://www.belem.pa.gov.br/codem_mapas/ Mapa%20%20Bacias%20Hidrograficas%20de%2 0Belem.pdf. Acesso em: 12/11/2019.

______________. Manutenção dos Canais: Disponível em: http://www.belem.pa.gov.br/app/c2ms/v/?id=11&conteudo=2733. Acesso em: 12/11/2019.

TAKAMURA. Douglas Toshinobu, MORI, Fabio Hideo. OSHIRO, Renato Akyra. NAKAZATO, Rodrigo. Microdrenagem nas grandes cidades: problemas e soluções. Publicação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 2019.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigos