Suporte Psicossocial oferecido por oficinas online em um Centro de Atenção Psicossocial durante a COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18iN70.3703

Palavras-chave:

Suporte psicossocial, Oficinas online, CAPS, Covid-19, Psicologia

Resumo

Com a pandemia da Covid-19, serviços oferecidos pelos CAPS tiveram de ser suspensos/adaptados ao modo remoto, incluindo as oficinas terapêuticas. Então, o presente relato tem como objetivo apresentar a experiência de estágio de discentes em oficinas online de um Centro de Atenção Psicossocial e identificar se estas desempenharam papel de suporte psicossocial para seus usuários. O relato apresenta caráter qualitativo-descritivo e foram realizados encontros supervisionados em 2021, que contaram com a participação de discentes do curso de Psicologia de uma Universidade e psicólogas de um CAPS do interior de Minas Gerais. Como resultados, foram estabelecidos dois eixos temáticos: (1) impasses relacionados ao acesso às oficinas e (2) suporte psicossocial. Conclui-se que, em razão da pandemia, houve um aumento da demanda pelos serviços e agravamento dos sintomas dos usuários do CAPS. Evidencia-se a relevância das oficinas remotas, que enfrentaram alguns empecilhos, mas a instituição cumpriu com o papel de suporte psicossocial dos usuários.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monize Villega Rios, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Psicologia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),
Uberaba/MG.

Gabrielly dos Santos Mazini, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Psicologia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),
Uberaba/MG.

Tiago Humberto Rodrigues Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicólogo, Psicanalista, Doutor com dupla titulação em Psicologia Social (USP-SP) e
pela Université de Rennes 2 (Rennes - França). Professor Adjunto do Departamento de
Psicologia (IELACHS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Referências

AFONSO, Lúcia. (org). Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte: Edições do Campo Social, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://www.ccs.saude.gov.br/saude_mental/pdf/sm_sus.pdf. Acesso em: 4 fev. 2023.

BRASIL. Lei 10.216, de 06 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm#:~:text=LEI%20No%2010.216%2C%20DE,modelo%20assistencial%20em%20sa%C3%BAde%20mental. Acesso em: 3 fev. 2023.

BARRETO, M. C.; BARLETTA, J. B. A supervisão de estágio em psicologia clínica sob as óticas do supervisor e do supervisionando. Cadernos de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde, v. 12, n.12, 2010.

BOTELHO, J. DAS V.; LIMA, M. V. Percepção das emoções dos usuários do CAPS II em um momento de integração – um relato de experiência. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 2, p. 160-164, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0292/929

CAMPOS, I. de O.; RAMALHO, W. M.; ZANELLO, V. Saúde mental e gênero: O perfil sociodemográfico de pacientes em um centro de atenção psicossocial. Estudos de Psicologia. (Natal), Natal, v. 22, n. 1, p. 68-77, 2017. DOI: 10.22491/1678-4669.20170008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2017000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 4 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.22491/1678-4669.20170008

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Práticas e estágios remotos em Psicologia no contexto da pandemia COVID-19: recomendações [recurso eletrônico] /Conselho Federal de Psicologia e Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. 1ª ed. Brasília: CFP, 2020. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Cadernode-orientac%CC%A7o%CC%83es-formac%CC%A7a%CC%83o-e-esta%CC%81gios_ FINAL2_com_ISBN_FC.pdf. Acesso em 4 fev. 2023.

FERNANDES, N.; SANTOS, P. C. Implicações da pandemia na prática clínica de psicoterapeutas de orientação psicanalítica. Repositório Universitário da Ânima (RUNA), 2021. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18087. Acesso em 4 fev. 2023.

GARRIDO, R. G.; GARRIDO, F. de S. R. G. Covid-19: um panorama com ênfase em medidas restritivas de contato interpessoal. Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 127–141, 2020. DOI: 10.17564/2316-3798.2020v8n2p127-141. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/8640. Acesso em: 4 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p127-141

LAPPANN-BOTT, N. C.; LABATE, R. C. Oficinas em saúde mental: a representação dos usuários dos serviços de saúde mental. Texto & Contexto Enfermagem, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 519-26, 2004. DOI: 10.1590/S0104-07072004000400003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/wpx5KS3dwfh5ZCWS6qxqDWs/?lang=pt. Acesso em: 3 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072004000400003

MACEDO, O. J. V. et al. Atuação dos profissionais de psicologia nos CRAS do interior da Paraíba. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 26, n. 2, p. 1083-1097, 2018. DOI: 10.9788/TP2018.2-20Pt. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2018000200020&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 4 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2018.2-20Pt

MARASCA, A. R. et al. Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto a distância. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, 2020. DOI: 10.1590/1982-0275202037e200085. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/7ZC9NVCfHVVJ7gqTss5P9dc/?lang=pt. Acesso em: 3 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200085

MARQUES, J. S. O.; RIBEIRO, D. M. Profissão psicólogo (a): a ansiedade do estudante na criação do vínculo terapêutico no atendimento online no contexto da Covid 19. In: DAMIÃO, Domingos Bombo; FADEL, Cristina Berger; ZAGO, Maria Cristina (Org). Psicologia: Abordagens Teóricas e Empíricas, Guarujá: Ed. Científica, 2021, Cap. 10, p. 165-176. DOI: https://doi.org/10.37885/210705313

MELMAN, J. Família e doença mental: repensando a relação entre profissionais de saúde e familiares. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.

MARTINHAGO, F.; OLIVEIRA, W. F. A prática profissional nos Centros de Atenção Psicossocial II (caps II), na perspectiva dos profissionais de saúde mental de Santa Catarina. Saúde em Debate, v. 36, n. 95, p. 583-594, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/Bj63LCHtYZHjqd8fN7MyP6r/abstract/?lang=pt. Acesso em 4 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-11042012000400010

MENEZES, G.P.; PEGORARO, R. F. Panorama das Atividades Grupais Desenvolvidas em Centros de Atenção Psicossocial (2006–2016). Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, 2019. DOI: 10.1590/1982-3703003189050. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/Bh7YvvF5zzZ4W7DvjmFwv9z/?lang=pt. Acesso em 4 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003189050

MOREIRA, L. C.; COSTA, T. S. M. A. Perfil sociodemográfico dos pacientes usuários de substâncias psicoativas frequentadores de um Caps Ad III. 2020. (Monografia)-Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC, 2020.

NETO, M. C. da C. et al. Experienciar, trabalhar e conviver: o artesanato como recurso psicossocial de prevenção social e produção de saúde mental para os usuários do cras áfrica na perspectiva pós pandemia. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 20472–20484, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n2-610. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25376. Acesso em: 3 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-610

NORONHA, A. A. et al. Percepções de familiares de adolescentes sobre oficinas terapêuticas em um centro de atenção psicossocial infantil. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 3 n. 4., 2016. DOI: 10.1590/1983-1447.2016.04.56061. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/FPSwyYG99WqZQ4vr39W5phS/?lang=pt. Acesso em: 3 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.04.56061

ROCHA, T. H. R.; SILVA, M. R. Sobrecarga familiar e infantilização no cuidado de sujeitos com transtorno mental. Analytica: Revista de Psicanálise, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/301. Acesso em: 4 fev. 2023.

ROSA, L. C. D. S.; CAMPOS, R. T. O. Saúde mental e classe social: CAPS, um serviço de classe e interclasses. Serviço Social & Sociedade, n. 114, p. 311-331, 2013. DOI: 10.1590/S0101-66282013000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/7yPB8Tnkr5jxvbdjXbrrbSb/abstract/?lang=pt#. Acesso em 4 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-66282013000200006

SALLES, M. M.; BARROS, S. Relações do cotidiano: a pessoa com transtorno mental e sua rede de suporte social. Physis: Revista Brasileira de Saúde Coletiva, v. 21, n. 2, p. 561-579, 2011. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d3d0001e-6ead-4b6d-a61f-850d08000a35/BARROS%2C%20S%20doc%2024.pdf. Acesso em: 4 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312011000200012

SANTANA, R. S.; ARAGÃO, L. I. S.; BERNARDO, K. J. C. INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL ONLINE COM IDOSOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 16, p. 69–83, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4699155. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/273. Acesso em: 3 fev. 2023.

SANTANA, R. T. et al. Perfil dos usuários de CAPS-AD III/Profile of users of a psychosocial Care Center. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1343–1357, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n1-103. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7228. Acesso em 4 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n1-103

SANTOS, A. C.; NÓBREGA, D. O. Dores e Delícias em ser estagiária: o Estágio na Formação em Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 37, n. 2, p. 515- 528, 2017. DOI: https://do10.1590/1982-3703002992015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/6cGHYvPWPpvfdKCWmGNpVSm/abstract/?lang=pt. Acesso em 4 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703002992015

SILVA, E. L.; SILVA, F. (2021). Construindo práticas durante a pandemia: coordenar, aprender e ensinar. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ, Seropédica, v. 5, p. 101-110. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/bipsi/article/view/1101. Acesso em: 4 fev. 2023.

VICENTE, T. A. F. Psicose e Caps: Entre a metapsicologia, a clínica e a política. 2018. Tese (Dissertação de Mestrado)-Universidade Federal de São João Del Rei, São João Del Rei, MG, 2018.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Edição

Seção

Relato de Experiência