A Dinâmica da avaliação escolar na construção de novos encaminhamentos metodológicos para a promoção da aprendizagem

Autores

  • Maria Aparecida Oliveira Alves
  • Edilândia Carvalho de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v9i28.370

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, avaliação

Resumo

A importância do ato de avaliar consiste em dialogar com o aluno sobre seu processo de aprendizagem, auxiliando-o na construção da aprendizagem satisfatória e na efetivação da melhoria da aprendizagem. O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica integrativa da literatura. Discute a avaliação escolar como uma dinâmica que subsidia o processo de ensino-aprendizagem, no sentido de fomentar a qualidade de aprendizagem e a tomada de decisão, que direcione o aprendizado e, consequentemente, o desenvolvimento do educando. Dentre os propósitos da avaliação deve-se figurar a identificação dos obstáculos que possam comprometer a aprendizagem, identificando-se as deficiências e/ou dificuldades, num sentido de aperfeiçoamento da prática pedagógica, de modo que ajude ao desenvolvimento das capacidades e habilidades do alunado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-02

Edição

Seção

Comment