A Dinâmica da avaliação escolar na construção de novos encaminhamentos metodológicos para a promoção da aprendizagem

Maria Aparecida Oliveira Alves, Edilândia Carvalho de Sousa

Resumo


A importância do ato de avaliar consiste em dialogar com o aluno sobre seu processo de aprendizagem, auxiliando-o na construção da aprendizagem satisfatória e na efetivação da melhoria da aprendizagem. O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica integrativa da literatura. Discute a avaliação escolar como uma dinâmica que subsidia o processo de ensino-aprendizagem, no sentido de fomentar a qualidade de aprendizagem e a tomada de decisão, que direcione o aprendizado e, consequentemente, o desenvolvimento do educando. Dentre os propósitos da avaliação deve-se figurar a identificação dos obstáculos que possam comprometer a aprendizagem, identificando-se as deficiências e/ou dificuldades, num sentido de aperfeiçoamento da prática pedagógica, de modo que ajude ao desenvolvimento das capacidades e habilidades do alunado.


Palavras-chave


ensino, aprendizagem, avaliação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v9i28.370

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Maria Aparecida Oliveira Alves, Edilândia Carvalho de Sousa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A ID on line. Revista de psicologia (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: