Os Impactos da Cultura Organizacional na Saúde de Professores Universitários: Uma Revisão Integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3696

Palavras-chave:

Cultura Organizacional;, Saúde do Trabalhador, Professor Universitario

Resumo

As transformações no trabalho afetam a cultura organizacional de instituições de ensino superior, alterando a forma como os professores se relacionam com o mesmo e executam suas atividades, podendo gerar adoecimentos. O objetivo foi investigar possível relação entre cultura organizacional e saúde de professores universitários. Trata-se de uma revisão integrativa com busca de alta sensibilidade, utilizando os padrões do PRISMA, nas bases de dados PubMed, Cochrane, PsycNet e BVS. Foram incluídos artigos disponíveis na íntegra em português, espanhol e inglês e excluídos, resumos apresentados em congressos e trabalhos que não tivessem ligação com a temática. Foram utilizados os seguintes descritores do MeSH, referente às três primeiras bases: “Faculty”, “Organizational Culture”, “Occupational Health” e os descritores do DeCS, referente à última base: “Docentes”, “Cultura Organizacional” e “Saúde do Trabalhador”. Esses descritores foram combinados com seus sinônimos com o operador Booleano OR e entre as temáticas, o AND. Foram encontrados 700 estudos, sendo 36 duplicados excluídos inicialmente e posteriormente 647, a partir da leitura de título e resumo. Por fim, restaram 17 artigos que foram lidos na íntegra e, como nem todos se encaixavam na temática, apenas 6 artigos foram levados em consideração para o presente estudo. Os trabalhos apresentam forte relação entre cultura organizacional e saúde ocupacional, principalmente nos termos da vitalidade e do bem-estar. É possível ainda perceber que práticas e valores de orientação, iniciativa, apoio e relacionamentos positivos tem relação preditiva mais forte, enquanto que valores de competitividade e relacionamentos negativos geraram prejuízos na saúde dos professores.

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Biografia do Autor

Luan Martins de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Rodrigo Jacob Moreira de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigo de Revisão